kaizen

Páginas: 2 (417 palavras) Publicado: 7 de abril de 2014
Kaizen  
A filosofia Kaizen é um dos valores centrais da Toyota.. Esta significa melhoria contínua.. Nenhum processo pode ser declarado perfeito dado que pode ser sempre melhorado.

Na prática oKaizen significa que todos os colaboradores em todas as partes da organização estão continuamente à procura de maneiras para melhorar as operações, e todas as pessoas em todos os níveis da empresaapoiam este processo de melhoria.

O Kaizen também requer a definição clara de objectivos e metas. De uma forma geral consiste numa atitude positiva que se concentra naquilo que deve ser feito em vezdaquilo que pode ser feito.

A melhoria contínua baseia-se nos três princípios chaves:
TPS – Pessoas que pensam
O Sistema de Produção Toyota convida os colaboradores a pensarem sobre o processoe a tomarem decisões antecipadas, de forma a mantê-lo a trabalhar suavemente, em vez de operarem meramente como máquinas. Este envolvimento cria responsabilidade no sucesso do processo aumentando amoral e a qualidade. Isto é também essencial para o sucesso do Kaizen.

Todas as manhãs uma pequena reunião “asa-ichi”, serve para discutir os desvios de qualidade e eliminar as suas causas. Kaizennão se baseia apenas nas melhorias contínuas que são desenvolvidas e implementadas por peritos e gestores. Ele envolve todas as pessoas baseando-se no conhecimento extensivo, competências e experiênciasde quem trabalha directamente nos processos. Por exemplo, nas fábricas europeias da TMHE são feitas cerca de 3000 propostas de melhoria por ano.
‘5 Porquês?’
Testando a lógica

O Kaizen obriga aque a lógica e os benefícios de todas as melhorias sejam avaliados cuidadosamente antes de serem implementados. Isto é conseguido através dos ‘5 porquês?’.

Cada melhoria planeada precisa de sertestada recorrendo a 5 níveis de interrogação para assegurar que a sua lógica e valor são claros.
‘5S’
A cultura da melhoria contínua
 
O Sistema de Produção Toyota vai para além das áreas que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • kAIZEN
  • KAIZEN
  • Kaizen
  • Kaizen
  • KAIZEN
  • kaizen
  • Kaizen
  • Kaizen

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!