Kaieu

1775 palavras 8 páginas
o colhidos via satélite, acabam prejudicados por questões climáticas como a presença de nuvens.
Além do Inpe, outras organizações independentes como a organização não-governamental Instituto do Homem e do Meio Ambiente na Amazônia (Imazon) fazem o monitoramento e muitas vezes seus números podem divergir. Isso porque a ong considera apenas os locais onde houve remoção total da floresta. Já o Inpe registra também áreas de degradação florestal, ou seja, em que a mata não foi totalmente derrubada. A metodologia do Imazon deve mudar até 2009.
Causas
Há várias causas para o desmatamento do Brasil na atualidade. Grilagem de terra, exploração ilegal de madeira, urbanização não planejada, mineração etc. Enfim, são todos fatores comuns a outras regiões do mundo vítimas de desmatamento. A real diminuição da devastação depende, segundo os especialistas, de uma grande conjução de fatores como fiscalização efetiva, diminuição da corrupção, aplicação de formas sustentáveis de exploração econômica da região, urbanização planejada, engajamento das populações tradicionais ao combate do desmatamento etc. Enfim, nenhuma solução única, nem milagrosa. Bom, se você quiser ter mais alguns detalhes sobre o assunto, leia a página sobre degradação da floresta do artigo Como funciona a Amazônia.

http://ambiente.hsw.uol.com.br/desmatamento3.htm

Desmatamento
16/12/2008
As florestas são o habitat mais rico e diversificado do planeta. Entretanto, são elas as maiores vítimas do "progresso" - se assim podemos chamar - do homem. As florestas tropicais do mundo estão sendo dizimadas a uma velocidade impressionante. Todo ano, 4 a 5 milhões de hectares são completamente destruídos. Isso significa que, a cada minuto, 12 a 20 hectares desaparecem do mundo diariamente. Além disso, uma espécies animal extinta a cada meia hora.

Isso acontece por causa das necessidades do homem em obter matéria-prima, pensando apenas no benefício imediato que isso lhes trará. Algumas das madeiras de lei

Relacionados