Kahl popper

512 palavras 3 páginas
Com Base nas discursões dos seminários e nos capítulos 4 e 7 do livro de OEC, comente a citação de Karl Popper na Página 134 do Módulo.
Desde o tempo de Aristóteles, alguns cientistas vêm tentando definir ciência, observando isso, percebe – se o quanto a ciência é ampla. Popper diz que “estudar ciência representa o nosso desejo de conhecer”. O conhecimento é que nos trará a verdade das coisas. Descartes, diz que a razão é o que gera o conhecimento verdadeiro, ou seja, o conhecimento pela razão, o conhecimento sobre o mudo, é uma verdade absoluta, onde o ser humano deve propor uma iniciativa de pensamento (racionalismo). Bacon e Descartes vêem o pensamento como uma forma de levar o ser humano a crescer, mas para Bacon o conhecimento é adquirido pelo sentido – observações (empirismo) através de métodos indutivos. Mas há uma ponte entre esse empirismo e o racionalismo, proposto por Kant, que dizia que há duas formas de conhecimento, o empírico que obtido pela experiência; e o puro que possuía um caráter de universalidade e necessidade, ou seja, são aquelas condições que organizam a matéria – prima, separado o tangível do abstrato.
Nota – se que para obter um conhecimento melhor, o conhecimento antigo é aperfeiçoado. Com o circulo de Viena, no século XX, ficou claro esse progresso cumulativo da ciência. Por exemplo: Aristóteles =>Galileu=>Newton=>Einstein, havendo um aperfeiçoamento de suas teorias científicas. Popper era um falsificacionista, muito importante para filósofos e cientistas de hoje, mas não usava a indução como forma de obter conhecimento, pois não dava a certeza absoluta das coisas. Lakatos com seu programa de pesquisa procurava melhorar o falsificacionismo Popperiano, era uma forma de orientação para pesquisas futuras. Uma teoria seria considerada o núcleo, e sobre ele estariam um cinturão de hipóteses, condições iniciais do núcleo, sendo assim, os programas de pesquisas progridem pelo fortalecimento de degeneração de problemas. Popper e

Relacionados

  • Tratado De Sociologia Raymond Boudon
    285406 palavras | 1142 páginas
  • Bourdieu Oficio Do Soci Logo COMPLETO
    130615 palavras | 523 páginas
  • Gilmar mendes
    304386 palavras | 1218 páginas
  • Curso De Direito Constitucional Gilmar Mendes 2014
    732143 palavras | 2929 páginas