Kahl popper

Páginas: 3 (512 palavras) Publicado: 10 de junho de 2012
Com Base nas discursões dos seminários e nos capítulos 4 e 7 do livro de OEC, comente a citação de Karl Popper na Página 134 do Módulo.
Desde o tempo de Aristóteles, alguns cientistas vêm tentandodefinir ciência, observando isso, percebe – se o quanto a ciência é ampla. Popper diz que “estudar ciência representa o nosso desejo de conhecer”. O conhecimento é que nos trará a verdade das coisas.Descartes, diz que a razão é o que gera o conhecimento verdadeiro, ou seja, o conhecimento pela razão, o conhecimento sobre o mudo, é uma verdade absoluta, onde o ser humano deve propor uma iniciativade pensamento (racionalismo). Bacon e Descartes vêem o pensamento como uma forma de levar o ser humano a crescer, mas para Bacon o conhecimento é adquirido pelo sentido – observações (empirismo)através de métodos indutivos. Mas há uma ponte entre esse empirismo e o racionalismo, proposto por Kant, que dizia que há duas formas de conhecimento, o empírico que obtido pela experiência; e o puro quepossuía um caráter de universalidade e necessidade, ou seja, são aquelas condições que organizam a matéria – prima, separado o tangível do abstrato.
Nota – se que para obter um conhecimento melhor, oconhecimento antigo é aperfeiçoado. Com o circulo de Viena, no século XX, ficou claro esse progresso cumulativo da ciência. Por exemplo: Aristóteles =>Galileu=>Newton=>Einstein, havendo umaperfeiçoamento de suas teorias científicas. Popper era um falsificacionista, muito importante para filósofos e cientistas de hoje, mas não usava a indução como forma de obter conhecimento, pois não davaa certeza absoluta das coisas. Lakatos com seu programa de pesquisa procurava melhorar o falsificacionismo Popperiano, era uma forma de orientação para pesquisas futuras. Uma teoria seria consideradao núcleo, e sobre ele estariam um cinturão de hipóteses, condições iniciais do núcleo, sendo assim, os programas de pesquisas progridem pelo fortalecimento de degeneração de problemas. Popper e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • POPPER
  • Popper
  • Popper
  • Popper
  • Popper
  • Popper
  • Popper
  • popper

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!