KAGEYAMA, P.Y Etal. Restauração ecológica de ecossistemas naturais. FEPAF: BOTUCATU (SP). 2008

981 palavras 4 páginas
Introdução
O autor começa o texto falando sobre algumas características dos ecossistemas e sobre distúrbios antrópicos ou naturais que a natureza sofre. Ele também define alguns termos usados na ecologia, como por exemplo, resiliência (a capacidade de um ecossistema se recuperar de impactos causados por um distúrbio natural ou antrópico, retornando ao estado dito estável).
Quando os ecossistemas sofrem mudanças e alterações causadas por ações do homem ou por distúrbios naturais, eles reagem a essas mudanças para tentar se ajustar ao distúrbio e manter o equilíbrio do ecossistema, quando as mudanças estão acima da capacidade que o ecossistema possui de se adaptar, a área começa a se degradar.
“No Brasil, apesar da melhoria dos meios de regulamentação e fiscalização, ainda se perde em média cerca de 6% ao ano da superfície atual da floresta atlântica sensu latu por ano (SOS Mata Atlântica/INPE, 1998)”(P.10)
Alguns distúrbios resultantes da ação do homem possuem efeitos irreversíveis tais como: a extinção de espécies-chave; a destruição da cobertura vegetal; perda da camada fértil do solo; alteração da qualidade da água; etc. Essas mudanças drásticas e flutuações acima do limite diminuem a resiliência e a resistência do ecossistema, e em casos de áreas muito degradadas é necessária a intervenção do homem para estabilizar e reverter os processos de degradação, o texto fala desses processos e suas metas, objetivos, e dificuldades.
Desde o século XIX existe, no Brasil, uma preocupação com os ecossistemas degradados e medidas como proteção de mananciais, recuperação de habitat e estabilização de encostas vêm sendo tomadas. Muitos termos são usados para se referir a essas medidas, como por exemplo, restauração ecológica, recuperação e reabilitação, sendo restauração ecológica o termo mais usado no mundo e recuperação o mais usado no Brasil.
A restauração ecológica é um processo que tem objetivos como: melhoria da fertilidade do solo; controle da erosão; aumento da

Relacionados