Juízo Final e aNissa do São Gregório

654 palavras 3 páginas
Obra de arte: " Juízo Final e a Missa de São Gregório "

A pintura Juízo Final e a Missa de São Gregório, é uma obra de Mestre da Família Artés, de um pintor anônimo de catalão, pintado por volta de 1500 -1520, sendo utilizada a técnica de óleo sobre painel, medindo 200x130 cm. Esta obra, exposto no Museu de Artes de São Paulo (MASP), observada no dia 06 de maio de 2014, faz lembrar da Idade Média e o Teocentrismo, onde tem-se a Igreja Católica como caráter ideológico.
Durante a Idade Média, o teocentrismo é um ponto muito marcante neste período. Uma visão de mundo medieval sob a ótica da Igreja Católica em que tudo acontecia porque Deus o quis assim. Sendo Deus o centro do universo. Desta forma, a Igreja Católica dominava o cenário religioso, detendo assim, o poder espiritual. Influenciava o modo de pensar e as formas de comportamento na época. Contendo um caráter ideológico. Além dos senhores feudais, a igreja também tinha grande poder econômico, jurídico e político.
Com a arte, fortemente marcada pela religiosidade da época. As pinturas retratavam passagens da bíblia e ensinamentos religiosos. As pinturas medievais e os vitrais das igrejas eram formas de ensinar à população um pouco mais sobre a religião. Destacando-se também muito a sua arquitetura, a construção de castelos, igrejas e catedrais, onde também, simbolizavam poderes e suas riquezas.
Segundo as leituras feitas nos livros de "Cultura e Educação na Idade Média" do autor Luiz Jean Lauand, da editora WMF Martins Fontes e o livro "O Desenvolvimento do Eu" do autor Pedro Liz Ribeiro de Santi, explanadas durante a aula de História da Psicologia, estamos informados de que no ano de 391, a religião cristã foi transformada em religião oficial do Império Romano. Apartir deste momento, a igreja católica começou a se organizar e ganhar força no continente europeu. Nem mesmo com a invasão dos bárbaros no séc.V atrapalhou o crescimento do catolicismo.
Para entendermos melhor o homem, no

Relacionados