Juventude

Páginas: 12 (2805 palavras) Publicado: 1 de agosto de 2015
*** w04 1/5 Jovens, estão lançando uma base para o futuro? ***
Jovens, estão lançando uma base para o futuro?
“Eu mesmo conheço bem os pensamentos que tenho a vosso respeito, . . . pensamentos de paz, e não de calamidade, para dar-vos um futuro e esperança.” — JEREMIAS 29:11.
A MAIORIA dos adultos acham que a juventude é uma época maravilhosa na vida. Lembram-se da energia e do entusiasmo quetinham quando eram jovens. Recordam-se com prazer da época em que tinham muito menos responsabilidades. Era um período em que se divertiam muito e tinham toda uma vida cheia de oportunidades pela frente.
2 É provável que vocês, jovens, vejam as coisas de modo diferente. Podem achar difícil lidar com as mudanças emocionais e físicas da juventude. Na escola talvez tenham de enfrentar fortes pressõesde colegas. Podem ter de fazer um grande esforço para resistir ao uso de drogas, às bebidas alcoólicas e à imoralidade. Muitos de vocês também se confrontam com a questão da neutralidade ou de outros assuntos relacionados com a sua fé. Realmente, a juventude pode ser uma época difícil. Ainda assim, ela é mesmo uma época de oportunidades. A questão é: como você aproveitará essas oportunidades?
Tenhaprazer em sua juventude
3 Os mais velhos lhe dirão que a juventude não dura muito tempo, e eles têm razão. Em apenas poucos anos você não será mais jovem. Portanto, usufrua a juventude enquanto pode! Esse foi o conselho do Rei Salomão, que escreveu: “Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e faça-te bem o teu coração nos dias da tua idade viril, e anda nos caminhos de teu coração e nas coisas vistaspelos teus olhos.” No entanto, Salomão advertiu os jovens: “Remove de teu coração o vexame e afasta de tua carne a calamidade.” Ele disse ainda mais: “A juventude e o primor da mocidade são vaidade.” — Eclesiastes 11:9, 10.
4 Entendeu o que Salomão queria dizer? Para ilustrar, imagine um jovem que recebeu um grande presente, talvez uma herança em dinheiro. O que fará com ela? Poderá gastar tudo emdiversões — assim como o filho pródigo da parábola de Jesus. (Lucas 15:11-23) Mas o que acontecerá quando o dinheiro acabar? Ele certamente vai lamentar por ter sido tão irresponsável! Por outro lado, suponhamos que ele use o presente para se preparar para o futuro, talvez investindo bem uma boa parte do que recebeu. A longo prazo, quando começar a receber os benefícios do seu investimento, achaque ele lamentará não ter gasto todo o seu dinheiro na juventude com diversões? Claro que não!
5 Encare os anos da sua juventude como presente da parte de Deus, o que realmente é. Como fará uso deles? Você pode desperdiçar toda sua energia e entusiasmo satisfazendo seus desejos — se divertindo ao máximo, sem pensar no futuro. Se fizer isso, porém, “a juventude e o primor da mocidade” mostrarão sermera “vaidade”. Seria muito melhor aproveitar a juventude se preparando para o futuro!
6 Salomão declarou um princípio que pode ajudar você a aproveitar melhor a sua juventude. Ele disse: “Lembra-te, pois, do teu Grandioso Criador nos dias da tua idade viril.” (Eclesiastes 12:1) Essa é a chave para ser bem-sucedido — escutar a Jeová e fazer a Sua vontade. Jeová disse aos membros da antiga nação deIsrael o que queria fazer em benefício deles: “Eu mesmo conheço bem os pensamentos que tenho a vosso respeito,  . . . pensamentos de paz, e não de calamidade, para dar-vos um futuro e esperança.” (Jeremias 29:11) Jeová também gostaria de dar a você “um futuro e esperança”. Se você se lembrar dele nas suas ações, nos seus pensamentos e nas suas decisões, esse futuro e essa esperança serão bons.— Revelação (Apocalipse) 7:16, 17; 21:3, 4.
“Chegai-vos a Deus”
7 Tiago nos incentivou a nos lembrar de Jeová quando nos exortou: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós.” (Tiago 4:8) Jeová é o Criador, o Soberano celestial, digno de toda a adoração e de todo o louvor. (Revelação 4:11) Ainda assim, quando nos achegamos a ele, ele se achega a nós. Não lhe anima o coração tal interesse amoroso?...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • juventude
  • Juventude
  • juventude
  • juventude
  • Juventude
  • juventude
  • Juventude
  • Juventude

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!