Juventude acautelada: o perfil dos adolescentes juizforanos no centro socioeducativo de juiz de fora

2967 palavras 12 páginas
Débora Almeida Barbosa
Luana Fachinetti de Almeida

JUVENTUDE ACAUTELADA: O PERFIL DOS ADOLESCENTES JUIZFORANOS NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE JUIZ DE FORA

Resumo: Este trabalho tem como foco analítico o perfil dos adolescentes autores de atos infracionais, acautelados no Centro Socioeducativo de Juiz de Fora, à luz da compreensão da juventude como categoria social inserida num contexto de ausência de políticas públicas voltadas a este setor. O trabalho foi elaborado sob via de análise que considera que o tema da violencia e da criminalidade dos adolescentes está intimamente associado às determinações (macro)societárias no contexto contemporâneo da globalização e das mudanças do mundo do trabalho.

Palavras-Chave: Juventude. Violência. Política

Abstract: This work focuses on the analytical profile of adolescents who have infractions, Centre Socio respected in Juiz de Fora, in the light of understanding of youth as a social category embedded in a context of absence of public policies in this sector. The work was prepared under way of analysis that considers the issue of violence and criminality of adolescents is closely associated with the determinations (macro) in the contemporary context of corporate globalization and the changing world of work.

Keywords: Youth, Violence. Politics

I – INTRODUÇÃO

As inquietações que permitiram a realização deste trabalho, surgiram ao longo da trajetória acadêmica na Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora, uma vez que suas autoras perceberam de forma comunal um privilégio no processo de formação o qual possui enfoque e direcionamento em dois principais campos de atuação do assistente social quais sejam: saúde e assistência. Tal enfoque nos evidenciou algumas inquietações na medida em que nos proporciona inúmeros questionamentos no que se refere a

Relacionados