juujjjjjjjj

343 palavras 2 páginas
Na frequência cumulativa soma-se, em ordem crescente, o valor de uma frequência relativa de uma classe com todas as classes com valores inferiores, conforme a tabela. Este gráfico é útil para obter informações a respeito de uma faixa de valores. Por exemplo, da tabela observa-se que 61,11% das amostras têm uma valor inferior a 55 mg/dL.

O gráfico representa os histogramas da Frequência Relativa e Acumulativa, indicando a frequência absoluta em cada classe

grafico de histograma de frequencias relativas e cumulativas
Polígono de Frequências[editar código-fonte]
O Polígono de Frequências nada mais é do que um gráfico onde a frequência absoluta é representada por segmentos de retas.

polígono de frequências, usado em Histograma
Etimologia[editar código-fonte]
A etimologia da palavra histograma é incerta. Algumas vezes é dito que essa palavra deriva do termo grego histos "não erguido" (como os mastros do navio ou as barras verticais do histograma) e gramma "desenhar, escrever, gravar". Também se fala que a palavra deriva de "historical diagram", Karl Pearson teria introduzido o termo em 1895.

Processamento de imagem[editar código-fonte]
O campo da computação chamado processamento de imagem é um exemplo prático de como histogramas podem ser utilizados. Numa imagem a informação da quantidade de vezes que uma determinada cor se repete representa o histograma dessa imagem. Como as possibilidades de cores são altas, esse tipo de histograma é gerado com base numa foto preto e branco.

Uma informação assim sobre a imagem é importante pois pode gerar parâmetros para a avaliação da qualidade da mesma, como nitidez, luminosidade e profundidade.

Referências
↑ John E. Freund. Estatistica Aplicada Economicamente, pág. 42. ISBN 978853630667-4
↑ National Institute of Standards and Technology / "Histogram 1.3.3.14 ", e-book web
↑ 1. Wand MP. Data-Based Choice of Histogram Bin Width. The American Statistician. 1997 1997/02/01;51(1):59-64.
↑ Herbert A. Sturges

Relacionados