JUSTIFICATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DO 6º AO 9º

Páginas: 12 (2895 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014


JUSTIFICATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DO 6º AO 9º ANO

Não podemos mais ter uma relação com a natureza de meros espectadores; somos parte integrante da natureza, e temos o dever de minimizar impactos e buscar alternativas de melhoria de condições de vida. Em nossas pequenas ações podemos refletir positivamente na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento de novas tecnologias.OBJETIVOS PARA 0 6º ANO

A poluição, a destruição dos ecossistemas e a perda da biodiversidade, os danos causados pelo fumo, pelo álcool e por outros tóxicos, a necessidade de uma nutrição equilibrada são alguns dos inúmeros problemas que afetam nossas vidas.
Mudar hábitos de consumo, preocupar-se com o lixo que é produzido, estar atento no momento de escolher umproduto para uso pessoal ou familiar são preocupações que um cidadão só consegue ter se compreender a importância dessas atitudes para si mesmo e, principalmente, para toda a coletividade.


Práticas:

1ª) Minhocultura
Alunas: Amanda Souza e Maria Augusta Alves
Comentário: Atividade em crescimento numa sociedade cada vez mais preocupada com os impactos da humanidade no meio ambiente, aminhocultura, ou vermicompostagem, é a criação racional de minhocas, objetivando a geracão de diversos subprodutos para aplicacão na agricultura e nutrição, promovendo a maior produtividade e a sustentabilidade ecológica de culturas, possibilitando o uso de técnicas menos agressivas de cultivo. As minhocas são agentes naturais de compostagem, reciclando resíduos orgânicos sem a adoção de qualquersuplemento sintético com excelentes resultados para a fertilização do solo e, como conseqüência, para a agricultura e para o meio ambiente.

2ª) Tubos de sabão
Aluna: Pamella Silva
Comentário: Força que existe na superfície de líquidos em repouso é denominada tensão superficial. Esta tensão superficial é devidas às fortes ligações intermoleculares, as quais dependem das diferenças elétricas entre asmoléculas, e pode ser definida como a força por unidade de comprimento que duas camadas superficiais exercem uma sobre a outra. 

3ª) Bolas de sabão a flutuar
Alunas: Milena Hoeschl e Myllena Miranda
Comentário: Praticamente todos nós já brincamos com bolas de sabão. Entretanto, poucas pessoas tiveram a grande oportunidade de as observar de perto. As bolas de sabão são tão frágeis e leves quefacilmente são arrastadas por uma brisa, ou simplesmente, rebentam logo que tocam uma superfície.
Por serem muito leves, as bolas de sabão flutuam num gás ligeiramente mais denso do que o ar.

4ª) O balão que não estoura
Alunos: Eduardo Ferreira e Lucas Oliveira
Comentário: Mas por que não estoura? Em Ciência, muitas vezes é interessante inverter uma pergunta, para se chegar a uma respostarazoável. Podemos perguntar: Por que nosso balão deveria estourar? Ou melhor: por que estouram os balões quando são furados? Em seguida, podemos ver o que nosso balão tem para não estourar.


5ª) Balão com água e balão sugado
Alunos: Daniel Viera e Gabriel Andonini
Comentário: A idéia que temos de um balão cheio de ar é a de um objeto extremamente frágil. Temos a noção de que um balãoarrebenta se o colocarmos junto a uma chama. Um balão a entrar na garrafa sozinho? Nesta demonstração pode-se acompanhar a evolução da condensação do vapor, graças à variação menos brusca da temperatura e ao balão.


6ª) Transborda ou não transborda
Alunos: João Cisne e Lucas Ferraz
Comentário: No interior do líquido, as moléculas de água atraem outras moléculas de água em todas as direções. Mas, asmoléculas de água que estão na superfície sofrem a atração apenas das moléculas que estão ao seu lado e das outras, que estão abaixo, no líquido. Como o número de moléculas se atraindo é menor, existe uma compensação e uma força maior de atração acontece na superfície que acaba formando quase uma "pele" de água. Essa "pele" é chamada de tensão superficial da água .Essa tensão pode ser rompida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano de ensino
  • Planejamento de ensino religioso do 6º ao 9º ano
  • Planejamento de ensino religioso do 6º ao 9º ano
  • PLANO PLANO DE CURSO DE CIENCIAS 6º AO 9º
  • AULAS PRÁTICAS DE CIÊNCIAS: UM DESAFIO AO PROFESSOR DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DE BELÉM-...
  • Relatório do estágio curricular supervisionado iv – ensino fundamental 6º a 9º ano
  • Avaliação de língua portuguesa 6º ao 9º ano do ensino fundamental
  • Religião 6º ao 9º

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!