justiça

Páginas: 18 (4321 palavras) Publicado: 9 de maio de 2014
PLATÃO

Arístocles, dito Platão
(Atenas, 427 - 348/47 a.C.)
Filósofo heleno. A principal fonte da filosofia ocidental. Discípulo de Sócrates, mestre de Aristóteles e fundador da Academia. O melhor escritor da história da humanidade. Criador do gênero “diálogo”, em prosa, e do “mimo”, em poesia. Em sua vasta obra, discute–se praticamente todos os temas filosóficos. O resto é história. Autorda República, Apologia de Sócrates, Carmides, As Leis e Timeu.
“(...) Não me agradou, em absoluto, a vida a que por aquelas bandas [Siracusa] dão o nome de feliz, passada em festins o dia todo, à maneira itálica ou siciliana, em que a gente se empanturra de comida duas vezes ao dia e só dorme acompanhado, e tudo o mais que faz parte daquele programa de vida. Com tais hábitos, não há debaixo do céuquem, com semelhante regime desde moço consiga tornar–se temperante (...), valendo idêntico raciocínio para as demais virtudes. Nenhuma cidade, também, tenha as leis que tiver, poderá viver tranqüila, quando os cidadãos consideram de bom aviso gastar dessa maneira e não ocupar–se com mais nada se não for comer e beber à farta, só pensando nos prazeres do amor. Fatalmente as cidades desse tipopassarão por todas as formas de governo: tirania, oligarquia, democracia, sem que os detentores do poder admitam sequer ouvir o nome de um governo de justiça e igualdade” (PLATÃO. Carta Sétima, 326b-d).



A REPÚBLICA
 
 
A filosofia platônica é uma grande reflexão sobre a totalidade da cultura e da vida do povo grego, com a finalidade de lançar bases ou fundamentos para uma construçãosólida. Platão é um grande opositor de Homero e Hesíodo, devido a explicação da realidade através dos mitos, e é quem ultrapassa o grande abismo gerado pela contradição das filosofias de Parmênides de Eléia e Heráclito de Éfeso.
Discípulo de Sócrates, Platão vai concluir que o homem-medida (de Protágoras) é, por sua vez, medido por realidade superior; que o conceito repousa na transcendência do mundoideal.
Os valores humanos, na apreciação de Platão, são perenes, não dependendo das convenções humanas. Eles repousam numa estrutura lógica de ser, que transcende a qualquer criação humana; e todo homem pode conhecê-la, através do uso reto da razão.
O ponto de partida dos vôos metafísicos de Platão é o conceito, a realidade subjetiva, que fundamenta o saber humano. Platão procuravaentender a questão a respeito da origem da universalidade e da necessidade do conceito. Essa realidade, para Platão, é a idéia de cor. Existe, portanto, um mundo de realidades ideais, o mundo da plena inteligibilidade, o mundo das justificativas cabais de todo o processo racional, o mundo real por excelência.
Parmênides, e sua filosofia do ser, tornaram a reflexão infecunda. Platão supera esseobstáculo reconhecendo que, no âmago da idéia de ser, reside a contradição entre o uno e o múltiplo (verso). Platão estava inserido na cultura grega que tinha fé na inteligibilidade do real, que Parmênides já expressava com a sua doutrina sobre o ser. Platão conclui que, se partirmos da hipótese de que o real é inteligível, ou seja, pensável e justificável racionalmente, o processo lógico dopensamento, através de articulações racionais, é o caminho que nos leva ao próprio coração da realidade, a própria estrutura do ser.
A Dialética, para Platão, seria o processo de desdobramento do conteúdo racional do pensamento, pois esse desdobramento se efetua em força da contradição. De degrau em degrau, dá-se a ascensão (dialética ascendente) à plenitude da inteligibilidade, a unidade absoluta.Esses aspectos são abordados no Fedro (a beleza) e no Banquete (o amor). No plano transcendente do ser, é a idéia do Bem que explica toda a verdade, torna-a inteligível e boa.
O racionalismo de Platão é, contudo, realista. Em Platão, aparecem intimamente unidas dialética e concepção metafísica da filosofia, embora ele não tenha usado o termo metafísica, ainda não existente. Platão chamaria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • justiça
  • Justiça
  • justiça
  • Justiça
  • justiça
  • A justiça...
  • justica
  • justiça

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!