just time

Páginas: 5 (1055 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2014


1. INTRODUÇÃO
O sistema Just in Time, doravante denominado JIT, foi desenvolvido no início da década de 50 na Toyota Motors Company, no Japão, como um método para aumentar a produtividade, apesar dos recursos limitados.
Em japonês, as palavras para just in time significam “no momento certo”, “oportuno”.
Uma melhor tradução para o inglês seria o just in time, ou seja, em tempo,exatamente no momento estabelecido. In time, em inglês, significa “a tempo”, ou seja, “não exatamente no momento estabelecido, mas um pouco antes, com uma certa folga”. No entanto, o termo, conforme Shingo (1996), sugere muito mais que se concentrar apenas no tempo de entrega, pois isso poderia estimular a superprodução antecipada e daí resultar em esperas desnecessárias. Cada processo deve ser abastecidocom os itens necessários, na quantidade necessária, no momento necessário just-on-time, ou seja, no tempo certo, sem geração de estoque.
Quando o JIT (Just in Time) é citado – o material certo, disponível na hora certa, no local certo, no exato momento de sua utilização não se observa um conceito exatamente novo. Esse conceito baseia-se na percepção de que se chegar tarde há paralisação doprocesso produtivo, e chegando muito cedo haverá um simples acúmulo de material sem utilidade naquele momento, requerendo espaço e capital,
entre outros.
Esse tipo de pensamento pode ser considerado natural nas indústrias de fluxo contínuo. Henry Ford, o propulsor da produção em massa, aplicou esse conceito já no início do século XX nas suas fábricas de automóveis onde as linhas de montagem eramconcebidas de tal maneira que de uma estação de trabalho passava-se a seguinte no exato momento da sua utilização, caracterizando o que se denomina princípio seqüencial.













O encadeamento das submontagens, do abastecimento de materiais até o despacho do produto final: todos seguiam esse princípio, que funcionava perfeitamente. Dados históricos dão conta que o ciclo deprodução do “Modelo T”, na década de 1920, era de somente quatro dias, tempo invejável para a época. O entendimento dessa visão de mercado e da abordagem da produção com as suas conseqüências podem ser reforçados com a atual concepção dada ao conceito Just in Time, que é o combate aos desperdícios de maneira contínua (conceito kaizen).
A metodologia JIT prevê um sistema de gestão das pessoas conformeo descrito para a Qualidade Total, para que se garanta a participação, o comprometimento e não conformismo do indivíduo. As metas colocadas pelo JIT são amplas e ambiciosas. Não são alcançadas da noite para o dia, mas em um movimento contínuo de aperfeiçoamento, denominado Kaizen, que engloba os seguintes aspectos:
a) zero defeitos;
b) tempo zero de preparação;
c) estoques zero;
d)movimentação zero;
e) quebra zero;
f) lead time zero;
g) lote unitário (uma peça de cada vez).

Percebe-se assim que o JIT afeta praticamente todos os aspectos da operação de uma estrutura de manufatura: tamanho dos lotes, programação, qualidade, layout, fornecedores,
relações trabalhistas entre tantos outros. Enquanto os efeitos são de conseqüência profunda, assim são também os benefíciospotenciais: giros de estoque mais rápidos, qualidade superior e substanciais vantagens de custos.
O JIT é um sistema muito difundido pela indústria e atualmente é uma filosofia gerencial, que procura não apenas eliminar os desperdícios, como também colocar o componente certo, no lugar certo e na hora certa. O JIT conduz a estoques bem menores, custos mais baixos e melhor qualidade do que os sistemasde produção convencionais.
O fim da linha de montagem é tomado como o ponto inicial. Para fornecer os componentes usados na montagem, um processo final vai para um processo inicial para retirar apenas o número de peças necessárias, quando elas são necessárias. Nesta forma reversa, o processo de fabricação vai do produto acabado de volta para o departamento onde teve início a montagem dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • just time
  • Just time
  • Just Time
  • Just time
  • Just in Time
  • Just in time
  • just in time
  • Just in time

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!