Just in Time

Páginas: 15 (3575 palavras) Publicado: 19 de fevereiro de 2014
1. INTRODUÇÃO

A auditoria operacional surgiu da necessidade de melhorar a qualidade dos relatórios de resultados, tanto na gestão pública como na privada, no que se referem as informações financeiras. Essa necessidade foi suprida através de procedimentos auditoriais, que avaliam o desempenho operacional de uma organização no que diz respeito à economia, eficiência e eficácia, e revisão dosprocessos administrativo-operacionais.
Com o passar dos anos, a administração foi percebendo que somente os relatórios financeiros não eram suficientes para uma correta avaliação da gestão de uma empresa.
Com isso os auditores internos passaram a exercer também a função de auditores operacionais, inicialmente nas indústrias, e posteriormente passando para outros tipos de empresas.
Sintetizando,dentre os benefícios proporcionados por esse tipo de auditoria, temos o aumento das receitas, melhora do desempenho, diminuição dos desperdícios e de práticas ineficientes, antieconômicas e abusivas, redução nos custos, melhora dos controles, racionalização dos procedimentos e incremento do resultado.
Abaixo, mostraremos o conceito, os objetivos, procedimentos e metodologia, para a realização deuma auditoria operacional bem planejada e bem executada, pois quando isso ocorre, seus resultados são infinitamente maiores do que os custos para a sua execução.


2. CONCEITO

Auditoria operacional consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia,economicidade, efetividade e qualidade, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações que visem aprimorar os procedimentos, melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial.
Conceitualmente, a auditoria operacional é uma atividade especializada exercida nas empresas, que compreende o levantamento de dados e análise da produtividade e arentabilidade das empresas; custos das operações, do equilíbrio e do crescimento estrutural e patrimonial da empresa, incluindo a situação financeira e a viabilidade econômica financeira dos projetos de ampliação dos negócios.
Na auditoria operacional é feita a análise ou comparação de um processo produtivo qualquer tendo como critérios parâmetros previamente definidos por um corpo qualificado queacredita ter nesses critérios as melhores maneiras de se produzir. A auditoria operacional pode ser aplicada a qualquer área de uma organização, bastando simplesmente que mereça tal atenção e cuidado.
Muitas vezes esses parâmetros são definidos com base em outras organizações. Temos então o Benchmark, que é uma forma de avaliar a eficiência da produção utilizando a comparação com seusconcorrentes, ou organizações do mesmo tipo. Com essa técnica é possível avaliar o processo produtivo do concorrente e da própria organização, podendo assim chegar ao mesmo nível ou até implantar novas ideias a partir do modelo da concorrência, criando novas formas de trabalho que posteriormente serão monitoradas e avaliadas pela auditoria operacional.


3. OBJETIVOS DA AUDITORIA OPERACIONAL

O objetivogeral da auditoria operacional é a elaboração de diagnósticos que permitam a visualização e avaliação da empresa auditada, além de assessorar no desempenho de suas funções e responsabilidades, de acordo com o planejamento e com o programa de trabalho.
A Auditoria Operacional busca a “funcionalidade” do sistema e não apenas a conformidade com as normas, tendo como objetivo avaliar a eficiência, aeconomicidade e a eficácia na obtenção e utilização de recursos para o cumprimento das metas estabelecidas para a entidade em foco, bem como a leis e regulamentos aplicáveis. (Pinho, 2007, p. 114)
Avaliando e apresentando subsídios de melhoria para a gestão dos recursos e identificando aspecto de ineficiência, desperdícios e praticas abusiva, além disso, deve ser avaliado o desempenho da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Just in time
  • just in time
  • Just in time
  • Just in time
  • Just in time
  • Just in time
  • Just in time
  • JIT

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!