Just In Time

Páginas: 12 (2934 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2013
1- INTRODUÇÃO

No entendimento de Gianesi e Corrêa (1993, p. 42) os sistemas de administração da produção ou SAP como também são conhecidos, é a base, o coração do processo produtivo. Estes, têm como objetivos principais o planejamento e o controle do processo de manufatura em todos os seus níveis. Dentre estes níveis se incluem materiais, equipamentos, pessoas, fornecedores edistribuidores.
Entretanto não podemos esquecer que o foco sempre estar no mercado, nos clientes e suas necessidades. Sem um bom sistema de administração da produção as empresas não poderiam definir com precisão o que é básico em toda e qualquer empresa, ou seja; o que fazer, quando fazer, com o que produzir ou de quem comprar, de forma adequada e planejada, para atingir as necessidadesestratégicas da empresa. Ainda há que se observar que quem dita o rumo da empresa são seus objetivos e seu mercado.
Para Gianesi e Corrêa (1993, p. 43) um SAP deve ser capaz de suportar atividadestipicamente gerenciais como:
• Planejar as necessidades futuras de capacidade;
• Planejar os materiais comprados;
• Planejar níveis apropriados de estoques;
• Programar atividades de produção;• Ser capaz de saber da situação correta, das pessoas, equipamentos, materiais etc.;
• Ser capaz de reagir eficazmente;
• Prever informações, a outras funções;
• Ser capaz de prometer prazos.

Essas atividades afetam os níveis de desempenho do SAP em termos de custo, qualidade, prazo, confiabilidade e flexibilidade e por conseqüência a competividade da empresa no mercado onde atua.Dentre os sistemas de produção considerados puros temos o JIT (just intime), OPT/TOC (teoria das restrições) e MRPII (planejamento dos recursos de manufatura), cada um com suas características específicas.


2- O QUE É JIT

O JIT é um dos três sistemas de administração da produção considerados puros. Contudo o JIT de acordo com Gianesi e Corrêa (1993, p. 57) vai muito além disso,por se tratar não somente de uma técnica ou conjunto de técnicas de administração da produção, mas uma completa “filosofia” de trabalho. Essa filosofia inclui aspectos ligados à administração de materiais, gestão da qualidade, arranjo físico, projeto de produto, organização do trabalho e gestão de pessoas.
Na concepção de Slack, Chambers e Johnston (2002, p. 482) “JIT significaproduzir bens e serviços exatamente no momento em que são necessários”. Isso significa não produzir antes para não formar estoques e onerar os custos e nem depois deixando o cliente insatisfeito, perdendo faturamento e oportunidade de melhorar o fluxo de caixa. Portanto “JIT visa atender a demanda instantaneamente, com qualidade perfeita e sem desperdícios”.
No entendimento de Alvarez (2001,p. 320) JIT trata-se de uma metodologia racional com intuito de eliminar todas as formas de desperdícios na industria, visando aumentar a competitividade. Esses desperdícios geralmente camuflados aparecem sob a forma de perdas sutis como altos estoques, baixa qualidade, tempo de fabricação demorados, excesso de movimentação, dentre outros.
Na visão de Vidossich (1999, p. 132) Just inTime é uma expressão inglesa que significa “no momento preciso, no momento exato”, correspondendo ao processo de fabricação dos produtos na qualidade adequada, na quantidade certa, no momento oportuno e com o menor custo possível. Ainda para o autor para que esses objetivos sejam alcançados é necessário minimizar ou eliminar quando possível os estoques e os tempos de setup. Nos tempos de setupestão inclusos as paradas, transportes desnecessários e tempos de esperas.
O objetivo primordial do JIT é a melhoria contínua do processo produtivo (Kaizem). Há que ressaltar que quando falamos em processo estamos nos referindo não somente a produtos, mas também a serviços, levando em consideração que se trata de uma “filosofia” de trabalho.
Com o intuito de atingir esse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Just in time
  • just in time
  • Just in time
  • Just in time
  • Just in time
  • Just in time
  • Just in time
  • JIT

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!