juscelino kustbjesk

513 palavras 3 páginas
Trinta anos depois de sua morte, Juscelino Kubitschek de Oliveira continua presente no imaginário nacional como símbolo do otimismo e da capacidade de realização. O Presidente Sorriso, o Bossa Nova, JK fez muito mais do que construir Brasília. Ele consolidou o Brasil moderno.
Juscelino Kubitschek de Oliveira (Diamantina, 12 de setembro de 1902). presidente do Brasil entre 1956 e 1961. Filho de um caixeiro-viajante e de uma professora. filho de João César de Oliveira e de Júlia Kubitschek... único presidente de origem cigana no mundo.
1930: Ao retornar para Minas Gerais, reassumiu todos os seus trabalhos em Belo Horizonte como era antes da viagem. Em 17 de março de 1931, quatro meses após o regresso da Europa, foi nomeado para a Força Pública indo servir como capitão-médico no Hospital Militar como encarregado do Laboratório de Análises Clínicas. Em 30 de dezembro de 1931, casou-se no Rio de Janeiro com Sarah. O vestido de Sarah era longo, sem véu e sem grinalda. A festa foi simples e íntima. Juscelino, que então morava com a irmã em Belo Horizonte, alugou uma casa na Avenida Paraúna, próximo a irmã.
Durante a Revolução Constitucionalista de 1932 — conflito entre o Estado de São Paulo e o Governo de Vargas.
1943: nasce Márcia Lemos Kubitschek de Oliveira (Belo Horizonte, 22 de outubro de 1943 — São Paulo, 5 de agosto de 2000) foi uma jornalista e política brasileira. nasceu num parto com complicações, o que quase custou sua vida e de sua mãe
1947: filha adotiva de JK- Maria Estela (D), de 5 anos, foi arquiteta.
1955 e 1956- Apesar da forte oposição à sua futura candidatura à Presidência do Brasil, no dia 10 de fevereiro de 1955 ela foi homologada. JK teve como companheiro de chapa João Goulart, o Jango, do PTB, e como slogan de sua campanha a frase significativa "50 anos em 5". Os dois enfrentaram uma série de pressões vindas da UDN (União Democrática Nacional) e de outros partidos, mas que não conseguiram impedir que vencessem as eleições. No dia 3 de

Relacionados