juridico

Páginas: 4 (817 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2013
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
CAMPUS V












EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO










GOIÂNIA
2013









EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICOTrabalho Desenvolvido durante a
Disciplina de Economia Política I,
como parte da avaliação de AED.
Professor: Ary Júnior









GOIÂNIA
2013

Introdução

A Economia eraprimitiva ou natural, limitando-se as questões da própria sobrevivência humana, através da caça, pesca e colheita. A partir disso a evolução continuou, e parte dos bens e serviços eram produzidos por pessoasespecializadas – os artífices e artesãos. Num segundo momento, a produção passou a ocorrer em fábricas, e o trabalho se tornou assalariado. A história do pensamento econômico pode ser dividida emtrês períodos: Pré-moderno (grego, romano, árabe), Moderno (mercantilismo, fisiocracia) e Contemporâneo (a partir de Adam Smith no final do século XVIII). A análise econômica sistemática tem sedesenvolvido principalmente a partir do surgimento da Modernidade.

Antiguidade

Na Grécia as primeiras referências que se tenham sobre à Economia veio a partir de Aristóteles onde idealizada conceitossobre finança públicas. O mesmo encontrado junto as escrituras de Platão e também de Xenofonte, nomeando assim o termo OIKONOMIA.

Mercantilismo

A partir do século XVI surgiu a primeira escolaeconômica, onde suas principais preocupações eram a riqueza considerando bastante importante o acúmulo de metais preciosos, englobando princípios baseados em sustentação do comércio exterior e riquezaslocais. Com isso acabou provocando revoluções e guerras.

Fisiocracia

No século XVIII, nasceu a escola de pensamento francesa, a fisiocracia, tida como a primeira escola científica. Acreditavam quea terra era a única fonte de riqueza baseando-se na economia agrária. Assim o discurso fisiocrático aponta para um teórico ápice da natural economia. O primeiro a dividir a economia em setores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Juridico
  • jurídico
  • Juridico
  • Jurídico
  • Juridicos
  • Jurídico
  • juridico
  • juridico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!