Junta de Dilatação

Páginas: 15 (3662 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO

Este projeto integrador tem por tema o estudo de materiais utilizados para construir uma junta de dilatação. A proposta deste Projeto do curso de Engenharia Civil da Uninove contribuiu para o aprendizado sobre junta de dilatação, que tem por finalidade esclarecer já que influencia diretamente na área envolvida.
Justificamos esta pesquisa na medida em que este assunto éimportante para que se possa ter uma visão mais ampla do que seria tratado no projeto, contribuindo para o conhecimento na área.
O problema a ser tratado nesta pesquisa compreende um estudo detalhado para obtenção teórica de materiais ou ligas para juntas de dilatação, capaz de obter as características para diversas situações. Tentar estudar e/ou descobrir novas tecnologias ou materiais para vedação emcasos de dilatação entre materiais.
Tem-se por hipótese que durante os encontros realizados entre componentes do grupo foram passadas diversas idéias a respeito do projeto, da qual se chegou a primeira hipótese que seria um estudo de juntas para uma estrutura de concreto, em que foram escolhidas duas juntas para estudos, as juntas abertas e juntas de pente metálico que possuem funçõescorrelatas, possibilitando assim fazermos comparações.
Este projeto integrador tem por objetivo geral estudar e/ou descobrir tecnologias e materiais que possam ser utilizados para a construção de juntas de dilatação, que são capazes de obter características para diversas situações.
Apresentamos, ainda, neste projeto integrador a metodologia utilizada que compreende desde a pesquisa bibliográfica atéos métodos de construção, além de incluir o a fundamentação teórica de autores como Halliday e Tipler, além de sites da internet que abordam sobre o tema escolhido.
Para este projeto foi escolhido tratar sobre juntas para estrutura de concreto, escolhendo apenas os dois tipos mais comuns e analisar qual junta trás mais benefícios para esse tipo de estrutura. Que são as juntas de pente metálicoque são constituídas de um sistema de aço elastômero e é fixada, diretamente, na estrutura de sustentação, com ancoras químicas sobre uma superfície preparada, ou é aparafusada em uma subestrutura de aço, que é concretada no lugar. As placas com os dedos são pré-tensionadas para baixo, como resultado de uma ligeira inclinação na instalação, e as pontas dos dedos, assim, mantém um contato constantecom a superfície de deslizamento no lado oposto do vão da ponte. Um canal de drenagem acoplado por baixo do conjunto foi projetado para acomodar todos os movimentos do pente. E as juntas abertas que consiste no não preenchimento do espaço da junta necessitando apenas do reforço das bordas da estrutura. As juntas podem ter suas faces em concreto armado sem proteção, ou serem protegidas por perfismetálicos do tipo cantoneiras. Que fixadas ao concreto por parafusos.





















CAPÍTULO 1:
Fundamentação Teórica

O objetivo deste projeto é estudar e/ou descobrir tecnologias e materiais que possam ser utilizados para a construção de juntas de dilatação, que são capazes de obter características para diversas situações.
Para alcançar esse objetivo épreciso ser feito uma reflexão acerca do conjunto de métodos lógicos e científicos. Para isso foi feito uma serie de fichamentos de livros e sites da internet sobre as formas de energia da física composta no projeto, tais como a Termodinâmica e a dilatação térmica.
Segundo Gaspar (2005), a Termodinâmica é a área da física que aborda a correlação entre calor, temperatura, trabalho e energia. Envolve odesempenho geral dos sistemas físicos em condições de equilíbrio ou próximas dele. Cada estrutura física, seja ela capaz ou não de trocar energia e matéria com o ambiente, inclina-se a atingir um estado de equilíbrio, que pode ser descrito pela enumeração de suas propriedades, como pressão, temperatura ou composição química. Se as restrições externas são alteradas, por exemplo, se o sistema passa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Junta de Dilatação
  • juntas de dilatação
  • JUNTA DILATAÇÃO
  • Dilatação de Juntas
  • Juntas de Dilatação
  • Junta de Dilatação
  • juntas de dilatação
  • juntas de dilatação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!