juniormonteireo

1330 palavras 6 páginas
FACULDADE PAN AMAZÔNICA - FAPAN
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL
PROF: MARIA CRISTINA SANTOS

ALYNE DA SILVA SILVADO
BRUNA LETICIA SANTOS MATOS
CARLOS ALEXANDRE NERY DA SILVA
ELLEN EDIELLE TAVARES DA SILVA
ELIENE DO SOCORRO COSTA RAMOS
JENNIFER CAROLINA OLIVEIRA DA SILVA
JESSICA CAROLINE REIS DA SILVA
SHEILA SIMONE DO NASCIMENTO

BELÉM-PA
2014
O SIGNIFICADO SOCIAL DA PROFISSÃO SITUADO HISTORICAMENTE
Com o advento do capitalismo e a Revolução Industrial, os meios de produção se tornaram necessários e indispensáveis na sociedade. A relação entre homem e produção e sua troca da força de trabalho gera uma produção social favorável à classe capitalista.

“A classe capitalista ou burguesia detentora do capital, do dinheiro e dos meios de produção, compra a mão de obra do trabalhador, que para sobreviver não tem outra saída que não seja vender a sua força de trabalho para esses capitalistas em troca de trabalho assalariado.” (ELLEN, 2014).

O Serviço Social surge com a necessidade de conter as insatisfações da classe operária. ”Transfigurada” de caridade, surge como amparo para os oprimidos, atendendo suas demandas e necessidades. Utilizada pelo governo como “instrumento de contenção”, a profissão durante muito tempo serviu de escudo contra as revoltas dos operários que já não suportavam ver sua força de trabalho sendo utilizada como mera mercadoria.
“Segundo Marx, o valor da força de trabalho é determinado como o de qualquer mercadoria, isto é, pelo tempo de trabalho socialmente necessário para a produção, incluindo sua reprodução.” (ALYNE, 2014).
O proletariado dentro da relação homem-produção é o principal fator para que a produção seja efetivada e os burgueses se beneficiem de sua mão de obra para garantir o lucro. As desigualdades da sociedade capitalista passaram a ser vistas como inaceitáveis por parte da classe trabalhadora, que se uniu a fim de se rebelar. O

Relacionados