JULIO VERNE E A FICÇÃO CIÊNTÍFICA

Páginas: 2 (263 palavras) Publicado: 14 de setembro de 2015
Basicamente Julio Verne escrevia ficção- científica. A ficção cientifica é ainda nos dias atuais um gênero mal compreendido, uma vez que seu nome causa aversãoaos que não se familiarizam com a ciência. A ficção científica na realidade trata-se de um gênero literário que traz aos leitores histórias fictícias e fantásticascuja fantasia propõe-se a ser possível, quer em uma época e local distante ou mesmo no aqui e agora. Ela tenta convencer os leitores de que as ideias apresentadas notexto podem não ser possíveis no contexto atual, mas poderiam utilizando para tal persuasão explicações científicas ou pelo menos racionais.
Ler Julio Verne é sairpra viajar e entrar numa aventura. Ele descrevia minuciosamente os cenários levando o leitor desde os polos até o centro da Terra. Sua descrição era tão perfeita,que o livro “20 mil léguas submarinas” inspirou o oceanógrafo Jacques Costeau, que considerava Verne a pessoa que levou a explorar os mares.
“Em meio às massasd’água fortemente iluminadas pelos jatos elétricos serpenteavam algumas lampreias de um metro de comprimento, comuns a quase todos os climas. Oxirrincos, espécies deraias de cinco pés de largura, barriga branca, dorso cinzento claro, manchados, ondulavam com xales levados pela corrente.” Pag. 258, cap. 30.
Tinha o costume deescrever dois, ás vezes ate três livros ao mesmo tempo. Ele escrevia sempre na página direita, e deixava a esquerda para eventuais correções. Raramente ele as utilizava.Seus livros também obedeciam a uma regra de não ferir o catolicismo da época. Dentre as características mais importantes de suas obras estão suas “previsões”.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Julio Verne
  • Julio verne
  • Julio verne
  • Julio verne
  • resenha critica julio verne
  • vida e obra de julio verne
  • Biografia : Julio Verne
  • biografia e obras de Julio Verne

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!