julianaherculano

1129 palavras 5 páginas
Regime social de sujeição do homem para fins econômicos. O escravo seria, assim, propriedade de seu senhor, realizando trabalho sem direito a pagamento. De um modo geral, o escravo trabalha em troca apenas de alimentação, roupa e abrigo. A escravidão começou na Pré-História e, embora seja considerada ilegal, ainda persiste em algumas regiões do planeta, como partes da África, da Ásia e da América do Sul.
A escravidão surgiu há cerca de 10 mil anos, quando prisioneiros de guerra eram capturados para trabalhar nas lavouras. Os criminosos e indivíduos que não conseguiam pagar suas dívidas também se tornavam escravos.
Antiguidade. Os primeiros escravos conhecidos compunham a mais baixa classe social da civilização suméria na Mesopotâmia (hoje Iraque), por volta de 3500 a.C. A escravidão existiu também na Assíria, na Babilônia, no Egito, na Pérsia e em outras sociedades do Oriente Médio. Era praticada ainda na China e na Índia e entre os negros da África e os índios da América.
A escravidão se expandiu quando o comércio começou a crescer, criando a necessidade de uma força de trabalho que pudesse produzir bens de exportação. Na Grécia Antiga e em Roma, os escravos faziam a maior parte dos trabalhos. Muitos atuavam em manufaturas, em minas ou em plantações. No séc. IV a.C., os escravos teriam constituído um terço da população de Atenas. Em Roma, até as pessoas pobres possuíam escravos.
No mundo antigo, a escravidão era considerada uma condição natural de vida. O tratamento dos escravos variava muito, mas geralmente eles eram proibidos de se casar legalmente, ter família, testemunhar num tribunal ou possuir propriedade.

Ilustração representa escravos indianos em colheita de pimenta, especiaria apreciada pelos europeus.

Ads by SoftCoupAd Options
Ads by SoftCoupAd Options

Os escravos que trabalhavam nas minas e nas plantações quase não tinham descanso e sofriam severas punições. Alguns criados domésticos, entretanto, eram tratados às vezes tão bem

Relacionados