Juli1

737 palavras 3 páginas
AÇÃO DO ESPIRITO DE DEUS- ESPIRITO SANTO DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO.

Juliana de Moura
Professor: João Larski.
Instituto Teológico Quadrangular Ecoville
E.A. D
Curso Livre de Teologia ( Turma 2º Ano Noite) - Metologia do Antigo Testamento
24/03/2015

RESUMO

A palavra hebraica para “Espírito” é ruah que, às vezes, é traduzida por “vento” e “sopro”. Sendo assim, as referências no AT ao sopro de Deus e ao vento da parte de Deus (Gn 2.7; Ez 37.9,10, 14) também podem referir-se à obra do Espírito de Deus. O Espírito Santo no A.T visitava apenas reis, sacerdotes e profetas. Existiam pequenas exceções, as principais estão no livro de Juízes, todavia, estes homens eram lideres em Israel e chamado por Deus para libertar o seu povo.

Palavras-chave: Eterno, Revestido de poder, Santidade

INTRODUÇÃO

O Espírito estava ativo na comunicação da mensagem de Deus ao seu povo. Era o Espírito, por exemplo, quem instruía os israelitas no deserto (Ne 9.20). Quando os salmistas de Israel compunham seus cânticos, faziam-no mediante o Espírito do Senhor. “O Espírito do Senhor fala por meu intermediário, e sua palavra esta na minha língua” (2Sm 23.2). O Espírito Santo assiste ao homem e ensina-lhe o que deve falar. Semelhantemente, os profetas eram inspirados pelo Espírito de Deus a declarar sua palavra ao povo (Num 11.29; 1Sm 10.5,6). Ezequiel ensina que os falsos profetas “seguem o seu próprio espírito” ao invés de andarem segundo o Espírito de Deus (Ez 13.2,3). Era possível, entretanto, o Espírito de Deus vir sobre alguém que não tinha um relacionamento genuíno com Deus para levá-lo a entregar uma mensagem verdadeira ao povo (Nm 24.2).

DESENVOLVIMENTO

O Espírito de Deus também vinha sobre indivíduos a fim de equipá-los para serviços especiais. Um exemplo notável, no AT, era José, a quem fora outorgado o Espírito para capacitá-lo a agir de modo eficaz na casa de Faraó (Gn 41.38-40). A plenitude do Espírito Santo, aqui, não é exatamente a mesma coisa que o batismo no Espírito

Relacionados