Julgamento do Mensalão

Páginas: 11 (2676 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
JULGAMENTO DO MENSALÃO: VALDEMAR COSTA NETO


SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DENÚNCIA................................................................................................................4
2.1CRONOLOGIA.......................................................................................................4
2.2 OS RÉUS...............................................................................................................6
2.3 O ESQUEMA..........................................................................................................9
2.4 A DISTRIBUIÇÃO DO DINHEIRO........................................................................10
2.5 OS MINISTROS E AORDEM DE VOTAÇÃO......................................................10
3 JOSÉ MOHAMED JANENE...................................................................................12
3.1 QUEM FOI JOSÉ MOHAMED JANENE?............................................................12
3.2 ACUSAÇÃO.........................................................................................................123.3 SENTENÇA..........................................................................................................13
4 ANÁLISE BASEADA NA ÉTICA E NA MORAL.......................................................14
5 REFERÊNCIAS.......................................................................................................15


1 INTRODUÇÃO
Trabalho elaborado com o intuito deinformar, objetivamente, sobre Julgamento do Mensalão, dando ênfase no deputado do PP, José Janene. Foi divido em cinco partes, onde é apresentada a denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR), desde a primeira reportagem sobre o Mensalão, até a definição dos acusados pela PGR e o início do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) através de uma ordem cronológica de reportagens e acontecimentosnoticiados na internet, em revistas e na televisão. Nesse primeiro capítulo também poderemos ver a lista dos réus, seus cargos e as acusações e, fechando o capítulo, os ministros que julgam o caso e a ordem de votação no STF. No capítulo seguinte, vamos conhecer quem foi José Janene, como se envolveu no escândalo do Mensalão e sua morte e finalmente, analisaremos do ponto de vista ético e moral ocaso.

2 A DENÚNCIA
2.1 CRONOLOGIA
A primeira denúncia foi feita pela revista Veja no dia 18 de maio de 2005, onde foi feita uma filmagem escondida do ex-diretor dos Correios, Maurício Marinho, que era ligado ao ex-deputado Roberto Jefferson, negociando propina com empresas interessadas em participar de uma licitação do governo. Essa gravação desencadeou novas denúncias por outras revistas,jornais e programas de televisão.
06 de junho de 2005 - Roberto Jefferson denuncia esquema de mesada pela cúpula do PT para congressistas aliados votarem a favor dos projetos de governo. Começa a investigação da denúncia pela CPI dos Correios e, no mesmo mês, José Dirceu, ministro da Casa Civil, renuncia ao cargo.
21 de junho de 2005 - a ex-secretária de Marcos Valério, responsável pelo repasse dodinheiro, diz ter visto malas de dinheiro e encontros do chefe com a cúpula do PT.
30 de junho de 2005 - Roberto Jefferson aparece com um olho roxo para depor na CPI dos Correios e diz que um armário caiu em cima dele. No dia 14 de setembro, o plenário aprovou a cassação do mandato e a perda dos direitos políticos do deputado até 2015.
11 de agosto de 2005 - O publicitário Duda Mendonçaadmitiu ter sido pago com dinheiro de caixa 2 e que, a pedido de Marcos Valério, abriu uma conta nas Bahamas. Valdemar da Costa Neto admite ter recebido dinheiro do esquema e renuncia junto com Paulo Rocha, José Borba e Bispo Rodrigues.
12 de agosto de 2005 - Lula se pronuncia em rede nacional dizendo que não tinha conhecimento do esquema.
01 de dezembro de 2005 - O plenário da Câmara aprova a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Julgamento Mensalão
  • A pressão da mídia no julgamento do “mensalão”.
  • Ação Penal 470 (Mensalão) o julgamento.
  • O JULGAMENTO DO MENSALÃO PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E AS CONCEPÇÕES MARXISTAS DA IDEOLOGIA E DOS CONFLITOS...
  • Mensalão
  • Mensalão
  • Mensalão
  • Mensalão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!