juizo de fato

Páginas: 2 (257 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
5. O que é um juízo de fato? Dê exemplos?

O juízo de fato é uma ponderação sobre algo real. Ele representa uma tomada de conhecimento da realidade.Sua formulação tem como finalidade apenas informar, pois se trata de uma constatação objetiva. 
Exemplo:
Se dissermos: “Está chovendo”, estaremosenunciando um acontecimento constatado por nós e o juízo proferido é um juízo de fato.

6. O que é um juízo de valor? Dê exemplos?

Um juízo de valor éum juízo sobre a correção ou incorreção de algo, ou da utilidade de algo, baseado num ponto de vista pessoal.
Exemplo:
 "Os Nardoni mataram a Isabela semmotivo, e friamente, e por isso merecem serem julgados e condenados às penas da lei, pois o que fizeram 'é errado'“.

7. Por que os juízos de valor sãonormativos?
Juízos de valor avaliam coisas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões comobons ou maus, desejáveis e indesejáveis. É o juízo que denuncia obrigações e avaliam situações segundo o critério do correto e do incorreto.

8. Qual aorigem da diferença entre juízos de fato e juízos de valor? Explique ?

É a diferença entre a natureza e a cultura. O juízo de fato é constituído porestrutura e processos necessários que existem em si e por si mesmas . já o juízo de valor nasce da maneira de como os seres humanos interpretam a si mesmose sua relação com a natureza,acrescentando-lhe sentidos novos , intervindo nela, alterando-a através do trabalho e da técnica, dando-lhes valores .
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Juizo de Fato e Juizo de Valor
  • Juízo de fato e juízo de valor
  • Juízo de fato e juízo de valor
  • Juízos de fato e juízos de valor
  • Juízos de realidade (de fato) e juízos de valor
  • Juízo de fato x juízo de valor
  • Juizo de fato e valor
  • Juizo de fato e de valor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!