jugyg

667 palavras 3 páginas
Ressonância magnética
È um exame para diagnóstico por imagem que retrata imagens de alta definição dos órgãos através da utilização de campo magnético, não utiliza radiação, porém uma vez que o aparelho tem um potente campo magnético é preciso tomar cuidado para o que não utilizar durante o exame como: brincos, pinos, metais, marca passo, e etc..
A pessoa que passa pelo exame de ressonância magnética é orientada a ficar deitada e parada. Movimentos do paciente impossibilitam a captação de imagens precisas e geralmente um movimento de mais de 3 milímetros inutiliza os dados. O problema da movimentação afeta todas as pessoas, porém é mais acentuado em crianças e pacientes com algumas condições como doença de Alzheimer, esquizofrenia e outras. Geralmente dura entre 15 minutos e duas horas, a segurança é uma questão muito importante, o paciente deve certificar-se de ser capaz de entrar no ambiente da ressonância sem que possua nenhum tipo de fobia a ambientes fechados.
Desvantagens do exame de Ressonância Magnética.
Apesar de ser um exame muito eficaz para diagnosticar diversos tipos de problemas, existem alguns fatores que dificultam o mesmo.
- Há muitas pessoas que não podem fazer esse exame por questões de segurança (por exemplo, pessoas com marca-passos) e há pessoas que são grandes demais para entrar na máquina.
- O número de pessoas com claustrofobia no mundo é muito grande. E estar em um aparelho de ressonância magnética é uma experiência muito incômoda para elas.
- Durante o exame, a máquina faz muito barulho. São sons de batidas contínuas e rápidas. Por isso, os pacientes recebem protetores ou fones de ouvido para abafar o barulho. O barulho é criado pelo aumento da corrente elétrica nos fios dos magnetos gradientes que estão enfrentando a resistência do campo magnético principal. Quanto mais forte o campo principal, mais alto o barulho dos magnetos gradientes.
- Os pacientes devem ficar completamente imóveis durante longos períodos de tempo. Estes

Relacionados