JUGF

888 palavras 4 páginas
O tipo de estrutura da coberturatem grande impacto na imagem externa da edificação. Além de ser um componente estrutural, ela também é um componente funcional e estético que deve se adequar a linguagem de toda a edificação.
Especificação:

Cobertura é nome dado ao conjunto formado: pelas telhas; pela estrutura secundária de apoio às telhas, denominada trama; pela estrutura principal de apoio, treliçada; e pelas estruturas secundárias, que têm a função de manter a estabilidade do conjunto, contraventamentos. Nas coberturas residenciais, a estrutura principal mais utilizada é uma treliça triangular, usualmente denominada tesoura.

A telha escolhida foi a de cerâmica, ela é a mais utilizada em residências, dada a facilidade de ser encontrada e utilizada, bem como a estética que se destaca. Além disso, possibilita um conforto térmico muito melhor que as demais. As telhas cerâmicas de encaixe apresentam em suas bordas saliências e reentrâncias que permitem o melhor encaixe entre elas.

A trama para um telhado com telhas cerâmicas, é formada por ripas, caibros e terças.
Madeiras mais utilizadas em estruturas: Podemos utilizar todas as madeiras de lei para a estrutura de telhado, no entanto a peroba tem sido a madeira mais utilizada. Algumas espécies de madeiras indicadas para a estrutura de telhado (IPT)
A B C
Amendoim
Canafístula
Guarucaia
Jequitibá Branco
Laranjeira
Peroba Rosa Angelim
Cabriúva Parda
Cabriúva Vermelha
Caovi
Coração de Negro
Cupiuba
Faveiro
Garapa
Guapeva
Louro Pardo
Mandigau
Pau Cepilho
Pau Marfim
Sucupira Amarela Anjico Preto
Guaratã
Taiuva As madeiras da Tabela acima estão divididas em grupos segundo as suas características mecânicas. A cabreúva vermelha, coração de negro, faveiro, anjico preto, guaratã e taiuva têm alta dureza, portanto devemos ter cuidado ao manuseá-las. As madeiras serradas das toras já são padronizadas em bitolas comerciais. No entanto, existem casos onde o dimensionamento das

Relacionados

  • BIOQUIMICA
    14586 palavras | 59 páginas