Judith polgar

1018 palavras 5 páginas
Judit Polgár: Nasceu em Budapeste, Hungria. Ela foi a caçula de três irmãs que se tornou grandemestra depois de seu pai treiná-las desde o seu nascimento para se sobressaírem no xadrez. Ela alcançou o título aos 15 anos e se tornou a mulher mais bem ranqueada da história antes de chegar aos 10 melhores, por ganhar um "match" treino de 10 partidas contra Spassky em 1992. Em 1998 ela também bateu Karpov por 5-3 em partidas de 25 minutos para cada um. Ela lutou para chegar ao topo, somente competindo em eventos mistos, apesar de teimosa resistência dos oficias Comunistas de xadrez em seu próprio país, que tentou demilitar ela e suas duas irmãs para jogar em torneios femininos.

Estilo:
Polgar é uma jogadora agressiva que invariavelmente abre com 1.e4 e esforça-se pela iniciativa desde o começo. 'Se tem uma boa opção, eu sacrifico até mesmo se leva risco, porque eu gosto de jogos bonitos, Mas eu também tento vencer' ela disse.
Fonte: Xadrez Brasil

Judit Polgár (23 de julho de 1976, Budapeste) é uma enxadrista húngara, considerada uma das melhores jogadoras de xadrez de todos os tempos.
Começou a jogar xadrez com cinco anos de idade. Em 1988, tornou-se a primeira mulher a vencer o campeonato mundial para menores de 12 anos. Na mesma época ganhou a medalha olímpica com a irmã Susan (Zsuzsa), feito repetido dois anos depois, na Olimpíada de 1990.
Aos 15 anos, Judit bateu o recorde de Bobby Fischer, ao tornar-se a mais jovem Grande Mestre Internacional da história. E em 1993, com apenas 17 anos, venceu o ex-campeão mundial Boris Spassky por 5 ½ - 4 ½, em uma série de 10 partidas. É, portanto, uma jogadora extremamente precoce.
Líder do ranking feminino desde 1988, Judit iniciou então uma ascensão fulminante que a levou a estar entre os 10 melhores jogadores do mundo.
Certa vez, o número 1 do xadrez mundial Bobby Fischer dissera que poderia jogar contra qualquer mulher do mundo, dando uma vantagem material de um cavalo, que mesmo assim ganharia a

Relacionados