Judicialização da política brasileira

Páginas: 11 (2695 palavras) Publicado: 12 de fevereiro de 2013
As principais abordagens teórico-metodológicas da ciência política contemporânea

A presente análise se propõe, inicialmente, a tratar da questão da ciência política em seu aspecto abrangente (origem e desenvolvimento da disciplina) para, logo após, tratar das abordagens analíticas e dos métodos e técnicas da referida ciência. Este ensaio segue o referencial teórico dos seguintes autores:Aristóteles e Maquiavel (considerados os fundadores), até teóricos mais contemporâneos como Duverger (1962), Chevallier (1982, 1986), Prélot (1973), Pateman (1992), Cavalcanti (1969), Goodin e Klingemann (1996), Schwartzenberg (1979), Bobbio (2000), entre outros.

Definições gerais A ciência política dedica-se ao estudo dos fenômenos políticos e da atividade política em geral (que ocorre em todas asorganizações, sejam elas: empresas, sindicatos, igrejas ou organizações sociais). Assim, a política diz respeito a toda a forma de poder (ligada à tomada de decisões). A ciência política, como disciplina, observa a política de forma objetiva, recorre ao método experimental, à observação, à formulação de hipóteses, à experiências e, finalmente à elaboração de leis conseqüentes, a repetição dos fatos comas mesmas reações sociais e políticas. A ciência política analisa a política como ela realmente é, como as lideranças (elites políticas) se movimentam e se articulam para conquistar, aumentar, manter-se no poder. O objeto específico da ciência política é tratar da questão do poder e do Estado. Para Norberto Bobbio (2000, p.67), a ciência política é compreendida como o estudo dos fenômenospolíticos conduzidos com a metodologia das ciências empíricas e utilizando todas as técnicas de pesquisas própria da ciência do comportamento. Tem uma função essencialmente descritiva ou explicativa (trata da política como ela é). Bobbio apresenta uma sensível diferença entre a ciência política e a filosofia política, embora a primeira provenha da segunda. A filosofia política para Bobbio (2000, p.13)trata do “projeto da ótima República”, trata da construção de um modelo ideal de Estado. A filosofia política faz uma descrição e uma projeção em sua análise, buscando sempre o fundamento último do poder (legitimidade do poder).

2 Tratar da forma ideal do Estado e da política é uma atribuição da filosofia política, refletir sobre qual o governo ideal. Os pensadores antigos como Platão, SantoAgostinho se encarregaram de refletir sobre as formas de governo e de Estados ideais. Inserida na filosofia política encontramos a teoria política, tradição que se inicia entre os gregos. Em síntese: na filosofia política a política é vista como descrição daquilo que “deve ser”, por exemplo, a obra A República de Platão, considerada o primeiro clássico da filosofia política, é uma descrição da ótimarepública, uma idealização racionalista. Também Mórus, Hobbes, Locke, Rousseau, Kant e Hegel são considerados filósofos políticos. Já a ciência política pode ser definida como o estudo das estruturas, relações e dinâmicas entre as pessoas e estes dentro de um contexto político (um estudo da função governamental de uma sociedade). A política se refere a todos os aspectos relacionados a um sistema degoverno. A ciência política é também chamada de ciência do Estado (Teoria do Estado) e se ocupa com os elementos que o formam, as características que apresenta e suas relações com outros conhecimentos. Assim, a ciência política se ocupa dos fenômenos políticos em conexão com o Estado, o descreve, o interpreta e o critica. Em outras palavras, a ciência política não se interessa apenas pelasinstituições políticas, mas também pelas idéias políticas, inclusive com as teorias do Estado, criadas pelos filósofos políticos, e os princípios gerais da política que constituem o pensamento político da massa e do povo (CAVALCANTI, 1969, p. 15).

De que se ocupa afinal a ciência Política? Entre os campos de investigação da ciência política encontra-se delimitada 5 áreas de estudo: a) o estudo do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • judicialização da política
  • Judicialização das politicas
  • Judicialização da política
  • Judicialização da política
  • A judicialização da política
  • Processo de judicialização da política
  • A politização da justiça e a judicialização da política
  • Judicialização da política

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!