Judaísmo

Páginas: 6 (1326 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2011
Judaísmo

É a religião do povo judeu, a mais antiga das três principais religiões monoteístas (as outras são o cristianismo e o islamismo). O judaísmo defende um conjunto de doutrinas que o distingue de outras religiões: a crença monoteísta em YHWH (às vezes chamado de Adonai (“Meu Senhor”)) como criador e Deus e a eleição de Israel como povo escolhido para receber os mandamentos desse mesmoDeus.
Ao contrário do que possa parecer, um judeu não precisa seguir o judaísmo, ainda que o judaísmo só possa ser praticado por judeus. Hoje, no mundo, o judaísmo é praticado por 13 milhões de pessoas.

Origem e história do judaísmo

De acordo com a visão religiosa o judaísmo é uma religião ordenada pelo Criador através de um pacto eterno com o patriarca Abraão e sua descendência. Já osestudiosos crêem que o judaísmo seja fruto da fusão de mitologias e costumes tribais da região do Levante.

Os livros sagrados dos judeus

A Tora ou Pentateuco é considerado o livro sagrado que foi revelado diretamente por Deus. Fazem parte da Tora: Gênesis, Êxodo, Levítico, os Números e o Deuteronômio. O Talmude é o livro que reúne muitas tradições orais e é divido em quatro livros: Mishnah,Targumin, Midrashim e Comentários.

Doutrinas do judaísmo

Surgiram variadas formulações das crenças judaicas, a maioria das quais com muito em comum entre si, mas divergentes em vários aspectos.

Monoteísmo

O princípio básico do judaísmo é a unicidade absoluta de YHWH como Deus onipotente, onisciente, onipresente, que influencia todo o universo, mas que não pode ser limitado de formaalguma. A afirmação da crença no monoteísmo manifesta-se na profissão de fé judaica conhecida como Shemá. Assim qualquer tentativa de politeísmo é fortemente rechaçada pelo judaísmo, assim como é proibido seguir ou oferecer prece a outro que não seja YHWH.

Metafísica – Conceitos de vida e morte

O entendimento dos conceitos de corpo, alma e espírito no judaísmo varia conforme as épocas e asdiversas seitas judaicas. O Tanach não faz uma distinção teológica destes, usando alma para se referir à vida, e espírito para se referir à fôlego.

Ressurreição e a vida além-morte

O Tanach, excetuando alguns pontos poéticos e controversos, jamais faz referência a uma vida além da morte, nem a um céu ou inferno. Porém após o exílio em Babilônia, os judeus assimilaram as doutrinas daimortalidade da alma, da ressurreição e do juízo final. Nas atuais correntes do judaísmo, as afirmações sobre o que acontece após a morte são postulados e não afirmações, e varia-se a interpretação dada ao que ocorre na morte e se existe ou não ressurreição. A maioria das correntes crê em uma ressurreição no mundo vindouro (Olam Habá).

Quem é considerado judeu

A lei judaica considera judeu todoaquele que nasceu de mãe judia ou se converteu de acordo com essa mesma lei, segundo o judaísmo rabínico. Um judeu que deixe de praticar o judaísmo e se transforme num judeu não-praticante continua a ser considerado judeu. Um judeu que não aceite os princípios de fé judaicos e se torne agnóstico ou ateu também continua a ser considerado judeu. Agora, se um judeu se converte a uma outra religião, ouainda, que se afirme "judeu messiânico" perde o lugar como membro da comunidade judaica tradicional e transforma-se num apóstata. As pessoas que desejam se converter ao judaísmo devem aderir aos princípios e tradições judaicas. Os homens têm de passar pelo ritual do brit milá (circuncisão). Qualquer converso tem de passar ainda pelo ritual da mikvá ou banho ritual.

Ciclo de vida judaico

Britmilá - As boas-vindas dos bebês do sexo masculino à aliança através do ritual da circuncisão;
Zeved habat - As boas-vindas dos bebês do sexo feminino na tradição no sefardita;
B’nai Mitzvá - A celebração da chegada de uma criança à maioridade, e por se tornar responsável, daí em diante, por seguir uma vida judaica e por seguir a halakhá;
Casamento judaico
Shiv’á - O judaísmo tem práticas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Judaismo
  • Judaísmo
  • judaismo
  • Judaismo
  • judaísmo
  • Judaismo
  • Judaismo
  • Judaismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!