Juanesburgo

670 palavras 3 páginas
A Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio +10) foi o segundo encontro realizado pela Organização das Nações Unidas para discutir e avaliar as mudanças globais desde a histórica Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento. O evento, sediado em Juanesburgo, na África do Sul entre os dias 26 de agosto e quatro de setembro de 2002, contou com a presença de líderes mundiais, cidadãos engajados, agências das Nações Unidas, instituições financeiras multilaterais e outros grandes atores (Worldwhach/ 2002).
A conferência de 2002 abordou não apenas assuntos de cunho ambiental, mas também tópicos que abrangeram uma escala social. Os temas debatidos em Juanesburgo englobaram questões sobre o fornecimento de água, saneamento básico, saúde e biodiversidade. Os participantes também cobraram atitudes sobre os acordos estabelecidos na Eco-92, como pôr em prática a Agenda 21 (Uol/ 2002). Em matéria para o site Brasil Escola, o geógrafo Wagner de Siqueira afirma que um dos pontos discutidos de maior relevância da Rio +10 foi a criação de projetos que tinham como objetivo encontrar medidas a fim de reduzir em 50% o número de pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza no mundo até o ano de 2015.
O encontro da Rio +10 não surtiu resultados substanciais, países desenvolvidos não perdoaram as dividas das nações pobres, Estados Unidos e países integrantes da OPEP ( Organização dos Países Exportadores de Petróleo) não assinaram o acordo que previa o uso de 10% de fontes de energias renováveis. Porém um dos pontos positivos foi o acordo feito entre os países em reduzir pela metade o número de pessoas que não têm acesso a saneamento básico e a água potável.
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, também conhecida como Rio +20, sediada no Brasil nos dia 20 a 22 de junho de 2012, contou com a participação de chefes de Estado e de Governo, ativistas ambientais, cientistas e representantes de mais de 150 países. O encontro

Relacionados

  • Duhushdsuhdushd hduahsaus
    289 palavras | 2 páginas
  • Renda e Produção
    661 palavras | 3 páginas