Juaísmo

Páginas: 16 (3807 palavras) Publicado: 27 de abril de 2012
RESUMO



INTRODUÇÃO

O Judaísmo surgiu no Oriente Médio, há 3500 anos, fundado por Abraão e Moisés. É considerada a primeira religião monoteísta da história, que deu origem ao Cristianismo e ao Islamismo. Tem como crença principal a existência de um único Deus, criador de todo o universo. Seus templos chaman-se Sinagogas, seus líderes espirituais são chamados Rabbis ou Rabinos. Seu LivroSagrado, chamado Torah ou Tanakh é a Bíblia Hebraica, especialmente os cinco primeiros livros do Antigo Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio (pentateuco). O Talmud é uma coleção de leis que inclui o Mishnah, Targumin, Midrashim, uma compilação em hebraico das leis orais, e o Gemará, comentários dessas leis, feitos pelos rabinos, em aramaico. Segundo as escrituras judaicas,Deus firmou um acordo com os hebreus, fazendo com que eles se tornassem o povo escolhido para ocupar Canaã a "Terra Prometida", onde corria leite e mel.
Embora o termo judaísmo refira-se à religião predominantemente na Judeia ou seja à cultura dos povos hebreus, na atualidade o judaísmo não procura mais se identificar como sendo uma religião, em vez disso, os judeus têm encarado o judaísmo comouma cultura independente da história do mundo, com uma língua (hebraica) autêntica de modo a preservar seus princípios morais e étnicos direcionados e focalizados nos ancestrais bíblicos, assim como a sua liturgia, a filosofia e outras práticas religiosas que juntas fazem parte de uma unificação doutrinária que organiza os diversos povos que hoje formam do povo escolhido para governar a terraprometida.


HISTÓRIA

A história conta que em 1800 a.C. Abraão recebeu um sinal de Deus para abandonar o politeísmo e ir até Canaã, hoje chamada de Palestina. Abraão teve um filho (Ismael) com sua escrava (Hagar) e o segundo filho (Isaque), com sua esposa (Sarah) e, através deste, um neto (Jacó). Jacó luta com um anjo de Deus e seu nome passa a ser Israel, que significa: "Aquele que luta comDeus". Jacó teve doze filhos que deram origem a doze tribos que formavam o povo judeu. Em 1700 a.C., os judeus seguem para o Egito e tornam-se escravos dos faraós por quase 400 anos.
Somente em1300 a.C. os judeus se libertam em uma fuga liderada por Moisés, que recebeu as tábuas dos Dez Mandamentos no monte Sinai. Eles ficam peregrinando pelo deserto por cerca de 40 anos, esperando por um sinal deDeus para voltarem para Canaã.
O rei Davi transforma a cidade de Jerusalém em um centro religioso e, após o reinado de Salomão, filho de Davi, as tribos se dividem em dois reinos: Reino de Israel e Reino de Judá, e assim surge a crença da vinda de um messias com o propósito de juntar o povo de Israel e restaurar o poder de Deus sobre o mundo. Em 721 começa a o deslocamento em massa com a invasão daBabilônia, e seu imperador destrói o templo de Jerusalém deportando grande parte da população. No século seguinte, os romanos destroem a cidade de Jerusalém, provocando novamente o deslocamento da população judaica. Em conseqüência, os judeus se espalham pelo mundo, mantendo vivas a cultura e religião.
Na segunda Guerra Mundial, o Povo Judeu é perseguido pelo Nazismo de Hitler e morrem 6 milhõesde pessoas. Após a criação do estado de Israel em 1948, o povo judeu retoma o caráter de unidade política.

A RELIGIÃO

A palavra judeu deriva de Judeia, nome de uma província do antigo território de Israel. Em sua origem designava apenas os habitantes da Judeia, mas posteriormente passou a designar todos os israelitas, independentemente do local de nascimento.

É considerado judeu aquelesque seguem os princípios da religião judaica e é reconhecido como membro pela comunidade. Na lei judaica, judeu é aquele que nasce de mãe judia ou se converte ao Judaísmo de acordo com a mesma lei e, para se converter, é necessário aderir aos princípios e às tradições judaicas passando por diversos rituais, e pela circuncisão. Aquele que deixa de praticar o Judaísmo ou que não aceita os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!