Juízo de fato e juízo de valor

Páginas: 2 (298 palavras) Publicado: 24 de agosto de 2011
Caso Concreto 1

Juízo de realidade (de fato) e juízo de valor

1. Os Juízos de Valor distinguem-se dos Juízos de Realidade, também denominados “de fato”. Veja, porexemplo, quando a psicóloga Angélica do Carmo perguntou ao físico nuclear Florêncio das Neves, doente renal crônico, se preferia a vida ou a morte e ele respondeu quepreferia a vida e justificou afirmando que: -(1) Primeiro, a vida é um processo biológico que tem início, meio e fim. Ainda estou no meio desse processo. (2) Segundo, os avanços damedicina fazem a vida se tornar mais longa.
No entanto, quando Angélica fez a mesma pergunta ao pastor Henrico Ficahey, este lhe respondeu que preferia a vida: (3)Primeiro, porque o direito à vida é um bem muito precioso ao ser humano. (4) E, segundo, porque as pessoas em geral gostam de estar vivas e não desejam morrer tão cedo.
Por que écorreto afirmar que as afirmativas 1 e 2 são juízos de fato e as afirmativas 3 e 4 são juízos de valor?

R=

As afirmativas 1 e 2 consideradas “Juízo de Fato” tem noteor de suas respostas expressam uma realidade natural, onde as coisas são determinadamente explicadas, como se seguissem uma ordem cronológica das coisas. Dando a idéia doque é, como são e o porquê.
Já nas afirmativas 3 e 4 consideradas “Juízo de Valor” fica explicito que os valores de um fato ou acontecimento são mais importantes, seproferem a partir da moral de seus princípios. E principalmente não precisa de algo que comprove aquilo, pois simplesmente acredita-se.
Observa-se ainda que os entrevistados foramum físico e um pastor, duas pessoas com idéias e ideais bem diferentes, e suas afirmativas se encaixaram exatamente na realidade que eles se integram dentro do mundo.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Juizo de Fato e Juizo de Valor
  • Juízo de fato e juízo de valor
  • Juízos de fato e juízos de valor
  • Juízos de realidade (de fato) e juízos de valor
  • Juízo de fato x juízo de valor
  • Juizo de fato e valor
  • Juizo de fato e de valor
  • Aplicação prática e teórica de juízo de fato e juízo de valor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!