João filgueras lima (lelé) biografia

973 palavras 4 páginas
João Figueiras Lima
Biografia

João Filgueiras Lima (Rio de Janeiro RJ 1932). Arquiteto, urbanista, construtor. Forma-se em 1955 na Escola Nacional de Belas Artes - Enba, no Rio de Janeiro.
Apesar de ter nascido, crescido e se formado no Rio de Janeiro, Lelé passou a maior parte de sua vida adulta em Brasília, cidade na qual se firmou como o grande mestre de obras. Tudo começou em 1957, quando – sob influência de Niemeyer – mudou-se para a nova Capital Federal. Ainda recém-formado, recebeu a incumbência de desenvolver e acompanhar a construção de alojamentos dos operários.

Em seguida, comandou o projeto da Superquadra 108 Sul. Mesmo com o prazo apertado, dedicou-se ao máximo para entregar todas as obras dentro do cronograma estipulado. Esse era o seu cartão de visita: trabalho e dedicação. Ele não perdia tempo. Suas características marcantes permitiram que ele construísse, acima de tudo, um forte laço de amizade com o arquiteto Oscar Niemeyer.

Passos largos – Com o crescimento acelerado da capital, Lelé observou que precisava otimizar o transporte das peças e o trabalho nos canteiros de obras. Assim, desenvolveu estudos com um material mais leve: a argamassa armada. As pesquisas, no entanto, levaram-no ao Leste Europeu. Era lá o lugar onde ele queria conhecer as tecnologias de construções pré-fabricadas aplicadas na União Soviética, na Tchecoslováquia e na Polônia, em meados da década de 1960.
De volta à Capital Federal, em 1962, recebeu o desafio de construir o Centro de Planejamento da Universidade de Brasília (UnB) – o primeiro de uma série de prédios que compõe a instituição. Entre os anos 1960 e 1970, Lelé realizou seus primeiros projetos autorais: a residência da embaixada da África do Sul e as sedes das Concessionárias Disbrave (Volkswagen), Planalto Automóveis (Ford) e Codipe (Mercedes-Benz), todas em Brasília.
Outro trabalho que trouxe grande notoriedade ao arquiteto foi o projeto da rede pública de hospitais Sarah Kubitschek, em que

Relacionados

  • a construcao de pre fabricados ceramicos
    4185 palavras | 17 páginas