João Cavino 500 anos - Resumo

6131 palavras 25 páginas
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

DANIEL NOGUEIRA

Compreensão e Avaliação do livro “JOÃO CALVINO 500 ANOS – Introdução ao seu pensamento e obra”, de Hermisten Maia Pereira da Costa, Ed. Cultura Cristã.

Trabalho apresentado em cumprimento parcial das exigências da disciplina de História do Pensamento Cristão Reformado, do curso de Validação em Teologia da Escola Superior de Teologia.

Prof Hermisten Maia Pereira da Costa

São Paulo
2010
“JOÃO CALVINO 500 ANOS - Introdução ao seu Pensamento e Obra”
Hermisten Maia Pereira da Costa, Ed. Cultura Cristã

O livro que precede a este trabalho foi oportunamente lançado por ocasião das comemorações dos 500 anos do nascimento de João Calvino. Nele a essência da história da Reforma é apresentada, com destaque na pessoa de João Calvino, seu pensamento e obra, de modo que o leitor é encorajado a glorificar o Deus da Criação, da Bíblia, da Redenção, da Reforma e do próprio Calvino. A seguir um resumo do conteúdo do livro:

PARTE I – A REFORMA PROTESTANTE E O SURGIMENTO DE UM REFORMADOR
Capítulo 1: A Reforma Protestante
O Protestantismo [título da Reforma que surgiu em 1529] foi uma afirmação do retorno à autoridade das Escrituras num período de grande carência espiritual [a religião vigente não satisfazia as necessidades das pessoas]. Católicos piedosos desejavam uma reforma em sua igreja. Mas foi além do campo religioso: teve grande alcance cultural, institucional, social e político [a mentalidade moderna foi grandemente influenciada pela reforma de Lutero e Calvino]. A Reforma pode ser comparada ao Renascimento, no que se refere ao espírito revolucionário e de livre pensamento, ainda que seja radicalmente diferente dele nas suas bases [a primeira sustentou-se na autoridade das Escrituras como Palavra de Deus e o segundo baseou-se na filosofia humanista].
A valorização das Escrituras na Reforma foi tal que o analfabetismo generalizado teve seus dias

Relacionados