jowifjd

3706 palavras 15 páginas
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TRANSPORTE DE CARGA
EM RODOVIAS NO RIO GRANDE DO SUL
(revisada pela Superintendência de Transporte de Cargas do DAER/RS em 10/12/2010 )

DEFINIÇÕES
2. Para efeito destas Perguntas e Respostas, ficam estabelecidas as seguintes definições:
2.1. Balanço Traseiro é a distância compreendida entre o último eixo traseiro e o plano vertical que lhe é paralelo e que contém a extremidade posterior do conjunto.
2.2. Caminhão Trator é o veículo automotor destinado a tracionar ou arrastar, seja por sistema de engate, acoplamento ou interligado por cambão a semireboques e reboques, ou ainda, a outro(s) caminhão (ões) trator (es).
2.3. Carga Indivisível é a carga constituída por uma única peça, máquina, equipamento ou conjunto estrutural, ou ainda parte pré-montada destes elementos.
2.4. Carga Indivisível Unitizada é a carga constituída de mais de uma unidade indivisível arranjada e acondicionada de modo a possibilitar a movimentação e o transporte como uma única unidade.
2.5. Carga nas Partes Externas é a carga que ultrapassa os limites físicos da carroçaria do veículo, quanto à sua largura ou ao seu comprimento, exceto os equipamentos integrados a veículo especial. Para veículo classificado na espécie "de passageiros" ou "misto”, é a carga alojada em bagageiro fixado sobre a parte superior do veículo.
2.6. Combinação de Veículos é a composição rodoviária formada por reboque(s) e/ou semireboque(s) tracionados por um ou mais veículos tratores.
2.7. Conjunto Transportador é a composição, com ou sem carga, formada por semireboque(
s) e/ou reboque(s), sendo tracionada por um ou mais veículos tratores ou de tração.
2.8. Escolta Credenciada é o veículo destinado a acompanhamento de transportes excepcionais em peso e/ou dimensões. Veículo de empresa especializada prestadora desses serviços ou da própria empresa transportadora, cumprindo as exigências quanto ao credenciamento do veículo, da empresa e do condutor, previstos na

Relacionados