Jovem Guarda

Páginas: 9 (2014 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Escola Estadual Padre Aurélio Gois
4º Período “B”









Jovem Guarda








Junqueiro, quarta-feira, 17 de setembro de 2014.
Jovem Guarda



Alunos: Roniel Gomes
Samuel Roberto
Felipe Alves
Guto Carvalho
Josivaldo
Gisele


Trabalho solicitado pelo professor: Jaílson, na disciplina de arte, no requisito de nota na 1ª etapa.







Junqueiro,quarta-feira, 17 de setembro de 2014.




Sumário

I. História da Jovem guarda
II. Origens
III. Auge e fim
IV. Legado
V. Criticas
VI. Referencias
VII. Resumo









Jovem Guarda

A Jovem Guarda foi um movimento cultural brasileiro, surgido em meados da década de 1960, que mesclava música, comportamento e moda.
Surgida em agosto de 1965, a partir de um programa televisivo exibidopela TV Record, em São Paulo, apresentado pelo cantor e compositor Roberto Carlos, conjuntamente com o também cantor e compositor Erasmo Carlos e da cantora Wanderléa, a Jovem Guarda deu origem a toda uma nova linguagem musical, pedrerística e comportamental no Brasil. Sua alegria e descontração transformaram-na em um dos maiores fenômenos nacionais do século XX.
Sua principal influência era orock and roll (Drogas, sexo e dinheiro) do final da década de 1950 e início dos 1960. Grande parte de suas letras tinham temáticas amorosas, adolescentes e açucaradas - algumas das quais, versões de hits do rock britânico e norte-americanos da época.
Por essa inspiração, a Jovem Guarda tornou-se o primeiro movimento musical e pedrerístico no país que pôs a música brasileira em sintonia com ofenômeno internacional do rock da época, catalisado especialmente pelos Beatles.
Além de Roberto, Erasmo e Wanderléa, destacaram-se no movimento artistas como Ronnie Von, Eduardo Araújo, George Freedman, Wanderley Cardoso, Sérgio Reis, Sérgio Murilo, Arthurzinho, Ed Wilson, Jerry Adriani, Evinha, Martinha, Lafayette, Vanusa, além de bandas como Golden Boys, Renato e Seus Blue Caps, Leno e Lílian, Deny eDino, Trio Esperança, Os Incríveis, Os Vips e The Fevers.
Fenômeno midiático que arrastou multidões, também designado como iê-iê-iê, em alusão direta à musica dos Beatles, a Jovem Guarda era vista com restrições por setores da crítica, uma vez que sua música era considerada alienada pelo público engajado, mais afeito, primeiro à bossa nova e, depois, às canções de protesto dos festivais.Certamente essas críticas são equivocadas tendo em vista que a Jovem Guarda também era um movimento rebelde já que os artistas cantavam e tocavam Rock, um gênero musical estrangeiro que não era muito aceito pela sociedade ufanista brasileira na época. Cantando Rock, esses artistas já estavam desafiando a sociedade e sendo rebeldes. Outro fator importante era o uso da guitarra elétrica, os artistas daJovem Guarda utilizavam esse instrumento mesmo ele sendo mal visto pela sociedade brasileira justamente por ser um instrumento estrangeiro. Várias pessoas chegaram a fazer campanha contra a guitarra elétrica nos anos 60, ou seja, se um artista tocasse guitarra elétrica, também estava desafiando o sistema.

A partir da década de 1950, o cenário cultural brasileiro passou a vivenciar tempos deimpressionante efervescência. Em virtude da popularização dos meios de comunicação e do contato com manifestações de outros países, a juventude brasileira experimentava novas formas de expressão que os inseria enquanto agentes ativos de sua cultura. No campo musical, o rock’n’roll caía no gosto de vários jovens que se identificavam com as músicas e a letras de Elvis Presley, Chuck Berry, Beatles eRolling Stones.
Essa nova sonoridade experimentada motivou diversos jovens a reproduzirem esse novo gênero com letras ambientadas em cenários urbanos brasileiros. Novos cantores e bandas apareciam na cena musical da época, como os reis do “iê, iê, iê” embalados pelo som das guitarras elétricas e do ritmo ditado pelas baterias. Nesse mesmo período, a TV se torna o grande espaço de popularização de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • jovem guarda
  • Jovem guarda
  • Jovem Guarda
  • Jovem guarda
  • Jovem guarda
  • Jovem Guarda
  • JOVEM GUARDA
  • Jovem guarda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!