josoares

402 palavras 2 páginas
José Eugênio Soares, mais conhecido como Jô Soares é humorista, apresentador, produtor teatral, diretor e músico. Faz muito sucesso com o Programa do Jô, programa de entrevistas que comanda na Rede Globo. Nascido no Rio de Janeiro, ele teve uma educação refinada, estudou na Suiça e Estados Unidos. Jô Soares atua também na carreira de escritor.
Criador do texto Da Difícil arte de redigir um telegrama, Jô relata uma situação a qual, parentes precisam enviar um telegrama para uma senhora que está viajando, informando-a sobre o falecimento de sua irmã de noventa anos. Com diversas controvérsias sobre os textos escritos pelos parentes, pois precisavam dar a notícia com cautela para evitar um choque, a senhora era cardíaca. Após várias tentativas sem sucesso, o irmão da senhora, um psicólogo, escreve um novo texto para enviar, trazendo uma contradição com os outros enunciados feitos antes, o irmão destaca que era para ela seguir viajem, pois a sua irmã estava ótima.
Jô Soares, por ser um grande humorista, traz essa controvérsia para brincar com seu público leitor, ele faz um jogo com as palavras, Jô estabelece uma ligação positiva entre o texto e o leitor, causando impacto para quem está lendo, ressaltando que não adianta notificar a senhora da morte de sua irmã, pois ela está muito longe e de nada adiantaria ela ter essa notícia na viajem, pois provavelmente não voltaria a tempo de um suposto velório. Texto de fácil entendimento, porém com algumas palavras mais requintadas.
SOARES, Jô: Da difícil arte de redigir um telegrama, São Paulo. Companhia das letras, 2002.

O texto aborda uma situação, a qual parentes precisam enviar uma correspondência para uma senhora, notificando-a sobre o falecimento de sua irmã de noventa anos. Em volta de uma mesa, cada um de seus familiares tenta desenvolver um telegrama para informá-la da situação, pois a mesma estava em viajem, porém não ocorreu o consenso sobre os textos que haviam sidos escritos, pois precisava ter muita cautela

Relacionados

  • dfgd
    2573 palavras | 11 páginas