Josepg conrad

393 palavras 2 páginas
Trabalho josepg conrad"Primeiro, não creio que o leitor sentirá a intensidade da obra se jamais esteve em algum lugar remoto ou se procura desesperadamente formas de contato com outras pessoas para não se sentir sozinho. O Coração é uma experiência melhor captada por aqueles que a compartilharam. Quando Conrad fala de trevas através de Marlow, são trevas que persistem em plena luz do dia, porque estão impregnadas no ar, estão dentro da gente.

Há um comentário no começo da obra que talvez defina esse contraste entre luz e trevas. O protagonista fala que a Inglaterra já fora uma terra tenebrosa, então iluminada pelo processo civilizador. No entanto as trevas não foram destruídas, elas continuam lá como raízes no subsolo da sociedade, e o maior esforço da sociedade é justamente tentar esconder essas raízes.

Felipe09/10/2013

Livro x Filme
O coração das trevas : Conta a história de um marinheiro em busca de um oficial perdido nas selvas da África durante a exploração de marfim.

Bom o livro lembra uma citação que ouvi de um professor de geografia, que jamais esqueço, e que serve para o livro: "o homem nada mais é que o produto do meio" o protagonista Marlow entra no coração sombrio da selva africana. A missão de Marlow é trazer de volta Kurtz, um mercador de marfim cujos métodos passam a desagradar a companhia mercante que o contratou. Kurtz sucumbiu "as trevas" das selva africana e viu ali uma grande oportunidade para construir um império só seu, aproveitando-se dos selvagens e primitivos africanos. O livro é bom curto, uma história densa, mas não é mais que isso.

Apocalypse Now filme dirigido por Francis Ford Coppola é considerado uma obra prima do cinema e melhor representa o livro, em vez da selva africana aqui tem como cenário a guerra do Vietnã e o teor do livro é melhor entendido, por que os americanos estão em guerra, mas para que ? O cenário da guerra influenciou melhor "o horror" descrito pelo personagem Kurtz enlouquecido e formado uma

Relacionados