Josenalda

3236 palavras 13 páginas
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CIRCUITO 11

JOSENALDA COSTA DE OLIVEIRA

INCLUSÃO OU EXCLUSÃO DOS ALUNOS ESPECIAS NAS ESCOLAS BRASILEIRA

GAMA – DF
2013

Josenalda Costa de Oliveira

INCLUSÃO OU EXCLUSÃO DOS ALUNOS ESPECIAIS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS

Artigo apresentado ao curso de Pedagogia da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FTCEAD),Salvador-Bahia como parte dos requisitos para obtenção do titulo de Licenciado em Pedagogia.

GAMA – DF
2013

3
RESUMO
Josenalda Costa de Oliveira¹

Este artigo tem como finalidade analisar a incidência de inclusão ou exclusão dos alunos especiais nas escolas públicas. A análise de dados se baseou na técnica de Análise de Conteúdo, tendo o questionamento como instrumento de pesquisa. Verificou-se que existem leis, decretos e portarias que asseguram os portadores de necessidades especiais dentre outros direito e garantias, a estudarem preferencialmente no Ensino Regular, o que favorece a inclusão escolar. O direito a uma educação que permita relação entre desiguais demonstra o crescimento de uma consciência de direitos humanos e de uma educação que desenvolve de maneira dinâmica as relações sociais.

Palavras-chave: Educação especial – Direito - Inclusão escolar – exclusão escolar.

¹[INSERIR RODAPÉ]

4
INTRODUÇÃO

Apesar da humanidade muitas vezes se silenciar ou tentar ignorar a existência das deficiências, elas existem desde os primórdios. Em algumas comunidades indígenas havia o infanticídio dos portadores de necessidades especiais, portanto, o direito de viver dessas crianças era retirado de maneira cruel. Não somente em

Relacionados