JoseAntonioLimaJunior APII

264 palavras 2 páginas
1) A educação mais adequada para surdos, atualmente, deve acontecer na Escola Especial ou na Escola Regular?

Acredito que se deva fazer um estudo sobre a capacidade e preparação que a escola regular tem para receber um aluno surdo. Caso seja positivo esse estudo, o aluno deveria ser matriculado em escola regular, onde o mesmo poderia ter uma educação juntamente com alunos ouvintes da sua mesma faixa etária e diminuiria a distância do aluno surdo para o mundo real a que pertence.
Acredito também que deveria ter a possibilidade de estudar concomitantemente em ambas as escolas, pois assim poderia integrar esses dois mundos a qual pertence de forma mais harmoniosa, diminuindo assim, as dificuldades encontradas em relacionar com os ouvintes. Ainda acho que, atualmente, a maioria das escolas regulares não oferecem condições necessárias para que o surdo possa acompanhar a aprendizagem juntamente com os alunos ouvintes, de tal forma que, o seu ingresso somente nesta escola o deixaria em desvantagem em relação ao surdo que estude em escola especial.

2) Língua de Sinais ou oralização? Qual a melhor forma de comunicação para os surdos?

Em minha opinião, a melhor forma de comunicação para os surdos é a Língua de Sinais. Acredito que no Brasil, onde LIBRAS é a segunda língua oficial, a mesma deveria estar presente nas escolas desde os anos iniciais de alfabetização, para que todos tivessem o contato com a língua de sinais desde a infância. Isso facilitaria a entrada de alunos surdos em escolas regulares e deixaria de existir, a longo prazo, esse preconceito e dificuldade de comunicação com pessoas surdas.

Relacionados