José sobral de almada negreiros

Páginas: 2 (460 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
Depois de uma breve passagem pelo Liceu de Coimbra, em 1911 Almada matricula-se na Escola Internacional, na Rua da Emenda, Lisboa, que frequenta até 1913. Ainda em 1911 publica os primeiros desenhose caricaturas; no ano imediato redige e ilustra de forma integral o jornal manuscrito A Paródia (reproduzido a copiógrafo na própria escola) e expõe na I Exposição dos Humoristas Portugueses [9].Expõe individualmente pela primeira vez em 1913, na Escola Internacional, apresentando 90 desenhos; estabelece contacto comFernando Pessoa na sequência da crítica à exposição que este publica em A Águia.Nesse mesmo ano participa na II Exposição dos Humoristas Portugueses; colabora como ilustrador em jornais; escreve a sua primeira obra poética; prepara o primeiro projeto de bailado (O sonho da rosa);desenha o primeiro cartaz (Boxe). No ano seguinte colabora como diretor artístico no semanário monárquico Papagaio Real [10].
Em 1915 escreve a novela A engomadeira (publicada em 1917) e o poema Acena do Ódio (publicado parcialmente em 1923); colabora no primeiro número da Revista Orpheu e publica o Manifesto Anti-Dantas e por extenso, por ocasião da estreia da peça de teatro Soror MarianaAlcoforado de Júlio Dantas, reagindo indiretamente às críticas negativas desse conhecido médico e escritor à Revista Orpheu [11].
Em 1916 participa na exposição da Galeria das Artes de José Pacheko (1885– 1934), com receção crítica ambivalente. Troca correspondência com Sonia Delaunay, então a residir com o seu marido Robert Delaunay em Vila do Conde, redigindo esboços para poemas e bailados;projeta exposições – nunca realizadas –, em Barcelona e Estocolmo, com Amadeo de Souza-Cardoso,Eduardo Viana, Sonia e Robert Delaunay [12]. Nesse mesmo ano publica o manifesto de apoio à I Exposição deAmadeo de Souza-Cardoso, em Lisboa, tornando-se num dos primeiros defensores da sua obra em território nacional. Nas palavras de Almada, "Amadeo de Souza-Cardoso é a primeira Descoberta de Portugal na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • José De Almada Negreiros
  • almada negreiros
  • Almada negreiros
  • Almada Negreiros
  • Almada negreiros
  • Almada negreiros
  • Almada Negreiros
  • Almada Negreiros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!