José Luandino Vieira

Páginas: 2 (319 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
José Luandino Vieira, pseudónimo literário de José Vieira Mateus da Graça (Vila Nova de Ourém, 4 de maio de 1935) é um escritor angolano.Português de nascimento, passou a juventude em Luanda, ondeconcluiu os estudos secundários.
Durante a Guerra Colonial, combateu nas fileiras do MPLA, contribuindo para a criação da República Popular de Angola.
Detido pela PIDE, pela primeira vez em 1959,foi um dos acusados do Processo dos 50, acabando condenado a catorze anos de prisão, em 1961. Antes disso a Sociedade Portuguesa de Escritores, então presidida por Manuel da Fonseca, pretenderaatribuir-lhe o Prémio Camilo Castelo Branco, pela sua obra Luuanda. Essa ação fez com que a polícia política portuguesa levasse a cabo uma acção de desmantelamento da Sociedade.
Luandino Vieira cumpriu apena de prisão no Campo do Tarrafal, em Cabo Verde, regressando a Portugal em 1972, com residência vigiada em Lisboa.
Em 1975 regressou a Angola. Ocupou os cargos de director da Televisão Popular deAngola (1975-1978), director do Departamento de Orientação Revolucionária do MPLA (1975-1979) e do Instituto Angolano de Cinema (1979-1984). Foi co-fundador da União dos Escritores Angolanos, de quefoi secretário-geral (1975-1980 e 1985-1992), e secretário-geral adjunto da Associação dos Escritores Afroasiáticos (1979-1984).
Na sequência das eleições de 1992, e do reinício da guerra civilangolana, regressou a Portugal. Radicou-se no Minho, onde vive em isolamento na quinta de um amigo, dedicando-se à agricultura.
Em 2006 foi-lhe atribuído o Prémio Camões, o maior galardão literário dalíngua portuguesa. Luandino recusou o prémio alegando, segundo um comunicado de imprensa, «motivos íntimos e pessoais». Entrevistas posteriores, sobretudo ao Jornal de Letras, esclareceram que o autornão aceitara o prémio por se considerar um escritor morto e, como tal, entendia que o mesmo deveria ser entregue a alguém que continuasse a produzir. Ainda assim publicou dois novos livros em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vida e Obra de José Luandino Vieira
  • Luandino Vieira
  • vida e obra de luandino vieira
  • Vida e obra de luandino vieira
  • Um olhar sobre os romances grande sertão: veredas do brasileiro joão guimarães rosa e nós, os do makulusu de...
  • Resenha do conto : Estória do ladrão e do papagaio, de José Luandino Vieira, Luuanda: estórias. Companhia das...
  • Afirmação da identidade nacional angolana em Luandino Vieira
  • JOSE VIEIRA P CIVIL0001 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!