José Lins do Rego

Páginas: 6 (1258 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2014
Colégio Estadual Padre Werner
Trabalho de Literatura
José Lins do Rego
Nomes
Angélica
Denise
Fernanda
Jordana



Turma
302
Nova Petrópolis, 29 de setembro de 2014.


Introdução
Neste trabalho iremos contar sobre a vida do autor José Lins do Rego, desde seu nascimento até sua morte, do que se tratavam suas obras e também abordaremos uma das obras do autor resumidamente.Desenvolvimento
Seu nome completo era José Lins do rego Cavalcanti, filho de João do Rego Cavalcanti e Amélia Lins Cavalcanti, que eram fazendeiros. Nasceu no dia 3 de julho de 1901 no Engenho Corredor em Pilar, na Paraíba. Com a morte precoce da mãe, José Lins foi criado por seu avô materno num engenho de açúcar. Aos oito anos ingressou no Internato Nossa Senhorado Carmo e lá permaneceu por três anos. No ano de 1912 estudou em João Pessoa, e nesse mesmo ano publicou seu primeiro artigo em jornal. Três anos depois se mudou para Recife e concluiu seus estudos secundários.
Aos 17 anos teve contato com obras de Raul Pompéia e Machado de Assis. Em 1919 entrou para a faculdade de Direito do Recife, e no ano seguinte passou a escrever uma coluna literária parao jornal “Diário do Estado da Paraíba”. Ele se formou em 1924, e foi nesse período que ampliou seus contatos com o mundo literário. Também nesse ano se casou com Filomena Masa Lins do Rego, com quem teve três filhas. Em 1925 Lins do Rego se mudou para a cidade de Manhuaçu, Minas Gerais, onde se tornou promotor público e logo no ano seguinte se mudou para Alagoas onde ocupou o cargo de fiscal debancos até o ano de 1930.
Em 1932 José Lins do Rego publicou seu primeiro livro, “Meninos de Engenho”, que foi custeado com seus próprios recursos, e que tornou- se um grande sucesso. Teve contato com vários escritores como Graciliano Ramos e Rachel de Queiroz. No ano seguinte publicou seu segundo livro, “Doidinho”. Foi então que o editor José Olympio lhe propôs uma edição de dez mil exemplarespara seu terceiro romance.
O escritor foi muito estimado pelo público, sendo considerado de muito prestígio. Passou a publicar um romance por ano, sendo eles: “Bangüê” (1934), “O Moleque Ricardo” (1935), “Usina” (1936), “Pureza” (1937), “Pedra Bonita” (1938) e “riacho doce” (1939).
Foi nomeado, em 1935, fiscal do imposto de consumo e transferiu- se para o Rio de Janeiro, onde voltou a escreverpara jornais. Foi quando tornou- se um dos diretores do Clube de Regatas do Flamengo, tomado por sua paixão pelo futebol. No ano seguinte escreveu seu único livro infantil, “Histórias da Velha Totonha”, que foi ilustrado pelo artista plástico Santa Rosa. Também virou cronista e viu suas obras serem traduzidas para vários idiomas.
O romance “Fogo Morto”, publicado no ano de 1942 foi consideradosua obra- prima. Ele se consagrou como mestre do regionalismo. No ano de 1953 publicou seu último romance, “Cangaceiros”.
Três anos depois foi membro da Academia Brasileira de Letras, e em seu discurso de posse referiu- se a seu antecessor, o ministro do Supremo Tribunal Federal Ataulfo de Paiva, como alguém que “chegou à academia sem nunca ter gostado de poema”. A partir daí seus discursos formapreviamente censurados.
No ano de 1956 publicou “Meus Verdes Anos”, um livro de memórias. E em 1957 morreu de um problema hepático, aos 56 anos, no Rio de Janeiro.
Suas obras foram baseadas, num misto de ficção e lembranças de quando criança, a visão nordestina de quando o engenho ia sendo substituído pelas indústrias, numa linguagem regionalista, popular e fluida.
José Lins do Rego dividiusuas prosas em dois períodos: o da cana-de-açúcar que compreende as obras “Menino de Engenho”, “Usina”, “Bangüê”, “Doidinho” e sua obra- prima “Fogo Morto”. E a segunda que compõe o ciclo do cangaço, da seca e do misticismo, que é composto pelas obras “Pedra Bonita” e “Cangaceiros”. A obra “Riacho Doce” foi adaptada para o cinema e para a televisão. Transpôs para a literatura o imaginário do povo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • José lins do rego
  • josé lins do rego
  • José Lins do Rego
  • José Lins do Rego
  • José lins do rego cavalcanti
  • José Lins do Rego Cavalcanti
  • Jose Lins Do Rego
  • jose lins de rego

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!