JORNALISMO

823 palavras 4 páginas
RESENHA DO DOCUMENTÁRIO HELVETICA

ALUNO(A): Julia Ionele

O documentário fala da importância da fonte Helvetica e como se dá a sua percepção no mundo cotidiano. Uma fonte que surgiu com a ideia de 'clean’, que ganhou o gosto popular, e hoje, faz parte de inúmeras marcas e códigos.

Os designers que estiveram envolvidos na construção e aperfeiçoamento dessa fonte revelam que ela surgiu sem maiores pretensões, mas com o seu aspecto legível e claro, ganhou espaço nos diversos meios. Uma mensagem transmitida com a fonte Helvetica repassa um tom mais suave. Por causa de suas características físicas, como uma fonte mais 'barriguda' que precisa de mais espaçamento para seu entendimento.

É importante salientar o envolvimento das pessoas (profissionais e leigos) com Helvetica, por ser uma fonte sem 'serifa' tem grande legibilidade. A finalização da Helvetica não acabou com o tempo, hoje, existem diversas variações da fonte. Helvetica é uma das fontes preferidas pelos designers, pela clareza, simplicidade e pela facilidade em usar em diferentes suportes. Também vale ressaltar que ao longo do documentário foi dito diversas vezes que a fonte está associada ao modernismo, com uma tipografia neutra.

O uso da Helvetica foi presente também em diversas marcas como a Microsoft, a BBC e até na NASA. Não encontrar Helvetica no cotidiano é quase impossível.
Mesmo para os artistas energéticos na Bauhaus, no entanto, a produção de um novo tipo de letra não era tarefa fácil. Podemos dizer que Bauhaus e HELVETICA foi um casamento perfeito, quando a linha simples da arquitetura Bauhaus de repente entrou em domínio após a Segunda Guerra Mundial, assim como é como se fosse à fração mais visual da Helvetica. Helvetica é o símbolo do Design Suíço da década de 60.

A criação da Helvetica, o pós-guerra, diz muito sobre sua natureza. Naquele momento da história havia um sentimento de idealismo compartilhado por designers do mundo inteiro, sobretudo da Europa, de que o design

Relacionados

  • Guia
    12428 palavras | 50 páginas