JORNALISMO

1068 palavras 5 páginas
Mercado de Trabalho

“Com as rápidas mudanças nos meios de comunicação, fecham-se postos de trabalho na imprensa tradicional, como jornais e revistas, mas abrem-se novas vagas nos meios on-line”, afirma Letícia Barbosa Torres Americano, coordenadora do curso de Jornalismo da UFJF, em Juiz de Fora. Assim, o bacharel agora tem de entender também da linguagem da internet e das redes sociais, como Twitter e Facebook. As oportunidades estão em portais, revistas on-line, blogs e sites de empresas, em geral. No entanto, a professora salienta que o setor que se mostra mais aquecido atualmente para o jornalista é o da comunicação corporativa. “As empresas têm investido em assessoria de comunicação como forma de ganhar competitividade”, explica ela. É possível, também, prestar serviços a diversas empresas, como freelancer (autônomo). Mesmo com a não obrigatoriedade do diploma, as empresas de comunicação são exigentes na hora de contratar e preferem candidatos com formação superior. São Paulo, por concentrar a maioria das editoras, oferece o maior número de vagas. No Rio de Janeiro, o mercado deve ficar aquecido nos próximos anos com a realização da Copa do Mundo, em 2014, e das Olimpíadas, em 2016. As regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste apresentam também boas oportunidades.

Salário inicial: R$ 2.190,18 por 5 horas diárias em jornais ou revistas da capital paulista; R$ 2.455,00 por assessoria de imprensa, na capital (fonte: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo).
As melhores escolas
5 estrelas

MG Belo Horizonte PUC Minas, RJ Rio de Janeiro PUCRio Comun. Soc. (jornalismo), SC Florianópolis UFSC, SP São Bernardo do Campo Metodista, São Paulo Cásper, USP Comun. Soc. (jornalismo);

4 estrelas

AL Maceió Ufal Comun. Soc. (jornalismo), AM Manaus Ufam, Uninorte-AM, BA Salvador UFBA Comun. Soc. (jornalismo), CE Fortaleza UFC, Unifor-CE Comun. Soc. (jornalismo), DF Brasília UnB Comun. Soc. (jornalismo), Taguatinga UCB-DF Comun. Soc.

Relacionados

  • Guia
    12428 palavras | 50 páginas