jornalismo

Páginas: 2 (348 palavras) Publicado: 2 de março de 2014
A indústria cultural.
A teoria da agulha hipodérmica, ou da bala mágica, tem a ideia da sociedade com uma só. Procura atingir o máximo de pessoas possíveis com uma mensagem única, sem restrições,sem pensar nas diferenças sociais, de cidades, estados, países, etc. Querem atingir a massa e, de um jeito ou de outro, sempre acabam conseguindo fazer com que dê certo.
Com o aumento da mudança nasociedade, a estabilidade do capitalismo e a globalização, as formas de se divertir, agir e pensar acabaram tomando outro rumo. O entretenimento, moda, arte e cultura se tornaram mais gananciososcomercialmente ao decorrer do tempo e da mídia. As pessoas estão cada vez mais consumistas e cada vez menos humanos. Na indústria cultural, são muitos os exemplos das consequências do desenvolvimento dosnovos meios de comunicação na produção e transmissão da cultura, mas são mais expressivos nos Reality Shows, pois as vidas de seus participantes estão sendo expostas e vendidas como produtos, e elesaceitam por causa do pensamento de que quando saírem se tornem algo a mais na vida.
Nesses reality shows transmitidos pela televisão, a teoria hipodérmica é mais do que aplicada, pois usam pessoasdesconhecidas ou famosos “esquecidos” para o uso de produtos fornecidos que geram influência no publico. Os participantes passam meses confinados e rodeados de câmeras, geralmente são pessoas bonitas, emuma ótima forma e que gostam de confusão e polêmica. As pessoas tendem a assistir pois acabam achando algo que, propositalmente, chama sua atenção, e vai das causas da beleza de seus participantes,até as intrigas, sofrimento da rotina e a angustia dos confinados.
Mas no fim das contas, todos sabem que, mesmo não tendo um roteiro, os reality shows são programados para com que suas intrigas epolêmicas ocorram na hora exata, em que a audiência está relativamente ruim. Pois quanto maior a polêmica, mais interesse ocorre pelos seus telespectadores.
Estéfani Tonelli Magnani
RA: 6658390224...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • jornalismo
  • Jornalismo
  • Jornalismo
  • JORNALISMO
  • Jornalismo
  • Jornalismo
  • Jornalismo
  • jornalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!