Jornalismo e seus Enquadramentos

Páginas: 11 (2677 palavras) Publicado: 28 de janeiro de 2015
Jornalismo e seus Enquadramentos: De que forma os jornalistas tratam essa ferramenta.

Gabrielle Gomes 1
Suellen Barbalho 2

Resumo: Este artigo tem por objetivo tratar como o jornalista vem lidando com a questão do ‘Enquadramento’ do autor Rogério Christofoletti tratado no livro “Vitrine e Vidraça: Crítica de Mídia e Qualidade no Jornalismo”. O jornalismo tem o dever de não apenas oferecerprodutos informativos de boa qualidade, mas também de se inserir nas sociedades como um importante elo entre os públicos, ajudando a formar opinião, estabelecendo consensos e alimentando-se de controvérsias. Portanto é importante discutirmos a qualidade do jornalismo, e essa discursão está diretamente ligada à crítica de mídia. A crítica não significa a prática apenas da destruição e da ofensa,nem do descrédito e do cinismo, muito menos o desprezo do trabalho alheio e a arrogância ilimitada. A crítica deve ser vista como forma de ação e reflexão direcionada à melhoria de qualidade dos produtos envolvidos. Além do mais, essas práticas estão diretamente relacionadas com novos jornalistas que de alguma forma creem em novas formas de fazer o jornalismo baseando-se na procura por excelênciatécnica, que de certa maneira faz toda diferença para um bom jornalista.

Palavras chave: Enquadramento, Jornalismo, Qualidade, Interesse Público, Credibilidade.


Introdução
O conhecimento tornou-se algo tão importante, que só o ato de informar tem representado algo enorme. O papel do jornalista tem sido visto como algo que pode definir os novos rumos da sociedade, em vários segmentos. Comuma melhor seleção de enquadramento é possível orientar a opinião pública. Porém são vários os fatores que os jornalistas fazem para aproximar os leitores de suas informações e para que elas causem algum efeito, um bom enquadramento, ou até mesmo a relação com fontes confiáveis. Os gatekeepers, por exemplo, possuem um papel determinante nessa produção de notícia, já que o papel deles é fazerjustamente essa filtragem nos conteúdos recebidos para o conteúdo que será pautado.
Com a construção da notícia já feita, é preciso definir, qual meio jornalístico ela será distribuída, porque devido as grandes vertentes do jornalismo presentes hoje em dia, a escolha para determinada notícia ser veiculada em tal segmento pode ajudar na conscientização da mesma perante o público, é de se entender quealgumas notícias não passam por esse tipo de filtragem e são atribuídas a qualquer espaço de informação, devido a seu grau de importância e efeito, independente de qual público irá ler. Porém ainda há aquelas notícias que só surtirão efeito se forem publicadas em determinadas mídias para que possa haver um feedback das classes participativas desse meio.
Não é de hoje que o discurso jornalístico seutiliza de estratégias que simulam um diálogo com quem recebe o conteúdo, seja ele denominado por leitor, ouvinte ou telespectador. A simples utilização do você, muitas vezes colocado em uma interrogação sobre uma opinião ou sobre a confirmação de um ponto de vista, serve para demonstrar a importância do destinatário, mesmo que isso, em geral, seja justificado sob o argumento de chamar a atençãopara um assunto ou fidelizar um público.
Se não há novidade nesse processo de referenciação, deve-se questionar como ele pode ser modificado em uma sociedade que destaca com uma relevância cada vez maior os diversos modos de interação. Não desconsiderando as limitações para uma atuação ativa da audiência nos tradicionais de meios de comunicação de massa, deve-se analisar como a composição dodiscurso das mídias pode facilitar as mudanças no comportamento do público, caso o desejo seja mesmo fazê-lo participar.

Jornalismo Colaborativo
Antigamente o jornalismo tinha o propósito apenas de informar, mas com o advento das novas tecnologias as pessoas começaram a interagir uma com as outras transformando essa comunicação em uma grande teia, uma rede conectada por vários pontos que fizeram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Enquadramentos
  • Enquadramento
  • Resenha do texto "Jornalismo Político Brasileiro e a Análise do Enquadramento Noticioso", de Plínio Marcos Volponi...
  • Enquadramento tributario
  • jornalismo
  • jornalismo
  • jornalismo
  • Jornalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!