jornalismo em perspectiva1

1244 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
CURSO DE JORNALISMO

VANESSA FAGUNDES

RESENHA DO LIVRO:
JORNALISMO EM PERSPECTIVA

Resenha apresentada para fins avaliativos da Disciplina de Mídia Regional, do Curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau, sob a orientação do Profª. Magali Moser.

BLUMENAU – SC
2015
JORNALISMO EM PERSPECTIVA

RESUMO

Um sindicato não deve apenas se preocupar com o andamento de negociações salariais e o cumprimento das leis trabalhistas. Precisa também participar ativamente do cotidiano da categoria que representa e ser agente na sua ligação com a sociedade. Um sindicato deve se preocupar com a formação dos novos profissionais; zelar pela ética e, ainda, incentivar a discussão e a reflexão sobre a natureza e a rotina do trabalho. Com essas preocupações é que o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, no ano de seu cinquentenário, oferece este Jornalismo em Perspectiva, obra inédita no teor e no alcance. Fundado em 13 de maio de 1955, o SJSC representa jornalistas em todo o território catarinense, direcionando esforços para a profissionalização do setor e para a melhoria das condições de trabalho nas redações e assessorias de comunicação. Jornalismo em Perspectiva é mais uma contribuição nessa direção, já que reúne destacados profissionais para um resgate do passado, uma reflexão sobre o presente e projeções para o futuro do jornalismo catarinense. Um primeiro passo certeiro no caminho dos próximos cinquenta anos.

RESENHA

Maria José Baldessar é Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2006), Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), coordenadora do Grupo de Pesquisa Geografias da Comunicação , da Intercom, é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento e nos cursos de graduação em Jornalismo e Design , nos quais

Relacionados