Jornalismo de guerra

Páginas: 3 (520 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
Jornalismo de Guerra

Kosovo, Afeganistão e Iraque foram alguns dos palcos de guerra onde estiveram vários jornalistas portugueses.
Os conflitos armados independentemente da sua localizaçãoespoletam a atenção mundial e os jornalistas são enviados numa busca rápida de informação e esclarecimentos.
Os jornalistas, como grandes divulgadores de informação por vezes são alvo de controlo apertadoe de pressão, o que muitas vezes altera a verdade dos factos, ainda mais se o jornalista é oriundo de algum país em confronto.
O jornalista deve sempre reger-se pela ética jornalística (códigodeontológico) mas a pressão que é exercida sobre o profissional da comunicação é enorme, e por vezes em situações limite a quebra destas mesmas regras é inevitável. A verdade e a precisão por vezes sãomenosprezadas em virtude da “fome” de notícias, de uma “sede” de informação que pode levar à exposição excessiva de testemunhas e do próprio repórter. Por vezes, a não confirmação das informações e apassagem das mesmas para o público pode mesmo levar ao agudizar das relações entre as forças em confronto.
Como consequência natural da não verificação da veracidade das informações, várias notíciaslargamente difundidas revelaram-se após os confrontos, puras mentiras com a intenção de denegrir a imagem do adversário.
Outro ponto que interessa analisar é a imagem do repórter de guerra enquantohomem.
Um jornalista de guerra enfrenta vários perigos. Pode estar no local a relatar os acontecimentos e ao mesmo tempo ocorrer um bombardeamento. É precisamente este desejo de ver, de relatar ahistória que está a acontecer diante dos seus olhos e ao mesmo tempo o risco que isto acarreta, que fazem com que morram muitos jornalistas no campo de batalha ou em situações de conflito. É a ânsia decobrir o acontecimento, de obter a melhor informação, que faz com que muitas vezes o jornalista perca a capacidade de avaliar da melhor forma o risco que corre. Nenhuma imagem ou história vale uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • jornalismo
  • jornalismo
  • jornalismo
  • Jornalismo
  • Jornalismo
  • JORNALISMO
  • Jornalismo
  • Jornalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!