jornal

Páginas: 2 (485 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2013

No século XV e XVI, Portugal e Espanha já eram as 2 nações mais poderosas do mundo por terem obtido grandes navegações.
Depois de terem obtido grande êxito na exploração de terras na Índia, DomManuel organizou uma esquadra liderado por Pedro Álvares Cabral, para desbravar mais terras e trazer de lá mais riquezas.

Foi assim que Pedro Álvares Cabral partiu de Portugal dia 09 de Março de1500 com mais de 1400 homens, entre eles cozinheiros, escrivãos, técnicos de navegação, e intencionalmente ou não acabaram se desviando do caminho das Índias chegando no Continente
Americano,precisamente ao Brasil no dia 22 de Abril de 1500.
Neste dia a caravela de Cabral chegou ao Litoral Sul, onde hoje é a Bahia e batizaram este Monte de Pascoal pois estavam em época de Páscoa.
Ao chegaremaqui se depararam com habitantes: “desavergonhados de pele parda, bons rostos, bons, narizes, bem feitos mais sem nenhuma preocupação em cobrir suas vergonhas” trecho da carta de Caminha.
Dois diasdepois do desembarque (26 de abril) é rezada a primeira missa, e oficializou aquela terra como sua propriedade.
Apesar dos avanços nas pesquisas ainda hoje há pesquisadores que defendem a tese de queCabral desviou a rota intencionalmente pois Portugal já possuía grandes técnicas de navegação e por isso queriam descobrir novas terras.
Há historiadores que ainda afirmam que antes de Cabral jáhavia chegado outros portugueses a essa terra como por exemplo, Duarte Pacheco Perreira.

Pau-Brasil
Portugal não queria deixar o Brasil totalmente abandonado iniciam assim a exploração de váriosprodutos naturais: especiarias, sementes, ervas medicinais, animais e madeira. Esses produtos eram muitas vezes obtidos dos índios em troca de colares, pentes e machados. De todos os produtos exploradosque teve mais significado foi o pau-brasil mais sua exploração não foi uma atividade marcante pois não provocou colonização na terra nem a fixação do povos.
Sua procura deve ao fato de atrair uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jornal
  • Jornal
  • jornal
  • jornal
  • Jornal
  • Jornal
  • Jornal
  • Jornal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!