Jornal na escola, uma aventura possível

Páginas: 14 (3291 palavras) Publicado: 3 de julho de 2011
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DA AMÉRICA LATINA - ISAL

“JORNAL NA ESCOLA, UMA AVENTURA POSSÍVEL”

LILIAN CORREIA LECUONA

Curitiba / Paraná
2011

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DA AMÉRICA LATINA - ISAL

APRESENTAÇÃO DO PROJETO “JORNAL NA ESCOLA, UMA AVENTURA POSSÍVEL” PARA A DISCIPLINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DEINTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOB A ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA LIA BEATRIAZ SILVA MUNHOZ DA ROCHA

LILIAN CORREIA LECUONA

Curitiba / Paraná
2011

1. INTRODUÇÃO

O Projeto Jornal na Escola, uma aventura possível traz em sua metodologia oportunidades de aprendizagens, possibilitando a produção de textos, leituras e interpretações, tendo como referências o jornal secular e o eletrônico. Tem opropósito de desenvolver a imaginação, a criatividade, o raciocínio e as estratégias cognitivas, interpretando as possibilidades interativas de diversos textos e hipertextos para leitura e comunicação na produção do jornal escolar.
Ler o ambiente vivido, ler a rotina da escola, ler o comportamento dos indivíduos, ler as próprias ações e reações, ler matéria escrita, ler matéria online,leituras de imagem. A vida é feita de leituras. As nossas decisões serão determinadas pelos registros que fazemos de cada uma delas, seja na mente ou no papel.
Esse é o mote do Projeto Jornal na Escola, uma aventura possível, que teve como ponto de partida o diagnóstico da realidade educacional com caráter participativo dos integrantes da escola. A análise compartilhada das ações necessáriaspara melhorias das Práticas Pedagógicas e da Avaliação resultou no envolvimento de cada educando com a escola e com o aprendizado.

2. OBJETIVOS
2.1 GERAL

Promover oportunidades de aprendizagem que auxiliem na alfabetização, no letramento e na formação de valores humanos.

2.2 ESPECÍFICOS

1. Proporcionar oportunidades criativas com o uso dos jornais, eletrônico e secular, quevisem a alfabetização e o letramento;
2. Promover a interação com a variedade de gêneros textuais como reportagem, propaganda, charge, imagem fotográfica entre outros;
3. Criar um Jornal com conteúdos nascidos no espaço escolar;
4. Servir como um intercâmbio de pontos de vista e de informações a fim de desenvolver a cidadania, a ética, o entretenimento, o cooperativismo, a formaçãocritica e participativa;
5. Propiciar momentos de reflexão, participação e transformação baseados nos quatro pilares básicos e essenciais da educação, preconizados pela Unesco.

3. PROBLEMATIZAÇÃO

Movidos pela necessidade de mudar os indicadores educacionais – e de recursos para atingir as metas, a divulgação do Índice de desenvolvimento da Educação (IDEB) no II Seminário do PNLL, jámostrou que aqueles que refletiram sobre seus problemas estão no caminho certo.
O Projeto Jornal na Escola, uma aventura possível esteve diante da seguinte questão: Como democratizar a leitura e a escrita utilizando o jornal na escola por meio de ações significativas, de interesse comum e com propósito, favorecendo a alfabetização, o letramento, o desenvolvimento da cidadania e daconsciência sustentável?

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A função prioritária da escola é ensinar e produzir conhecimento. A educação tem de ser para todos e para cada um.
Sabe-se que nem todas as crianças aprendem do mesmo jeito. Mas existe a certeza de que todos podem aprender, bastando mudar a estratégia ou dedicando mais tempo aos que mais precisam como enfatiza os Cadernos Pedagógicos.Inspirado nessas premissas, o projeto Jornal na Escola, uma Aventura possível encontrou apoio em diversas referências importantes que relacionaram a produção do jornal pelas crianças como uma estratégia eficiente no auxílio da alfabetização, do letramento e da formação dos valores ancorados nos quatro pilares essenciais da educação.
Os Quatro Pilares foram definidos no merecidamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • uma aventura na escola
  • Jornal na escola
  • Jornal Escola
  • jornal da escola
  • jornal na escola
  • Jornal na escola
  • escola carente e escola possível
  • jornal escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!