Jornal Já Paraíba: O sucesso e a irreverência do “jornalismo popular” por apenas R$ 0,25.

1912 palavras 8 páginas
Oscar Mota de Souza Neto

Jornal Já Paraíba: O sucesso e a irreverência do “jornalismo popular” por apenas R$ 0,25.

João Pessoa, 25 de agosto de 2013.

“Para aparecerem no jornal, há assassinos que assassinam.” (Eça de Queiroz)

INTRODUÇÃO

Os jornais populares são um fenômeno, mas ninguém esperava que a venda desses tablóides se tornassem tão expressivas. Feitos para que todos tenham acesso às notícias e curiosidades, preços acessíveis, os jornais populares buscam atender as classes mais baixas da sociedade, sempre coloridos, com linguagem curta e abusando das gírias locais, estes são uns dos principais atrativos deste tipo de jornal.
O principal objetivo dos jornais populares era fazer com que eles chegassem às classes que não liam jornais por não terem condições financeiras e, por muitas vezes, não entenderem seus textos e títulos. Enquanto os jornais tradicionais configuram seus textos com uma linguagem padrão, técnica e culta, os jornais populares são mais convencionais.
Este trabalho tem como objetivo mostrar a forma irreverente e popular que o Jornal Já Paraíba apresenta aos seus leitores, o modo de que ele informa ao seu público com as notícias, críticas acerca do jornalismo popular e o sucesso adquirido com o modelo que o Jornal Já Paraíba seguiu dos demais jornais populares que circulam no Brasil.
O resultado de todo esse sucesso é a linguagem simples, clara, popular e direta, seguindo o modelo dos jornais populares do Brasil. O preço acessível também entra nesse contexto, pois todas as classes podem adquirir. O Jornal Já Paraíba trás em suas páginas manchetes factuais, com apelo para a cobertura policial e celebridades, que é o que as pessoas gostam de ver.
Em outras décadas, o jornalismo popular era produzido em cima dos temas “crime, sexo e violência”, usando e

Relacionados